Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Savannah

Savannah: Veja o híbrido de gato doméstico com felino selvagem que pode custar R$ 120 mil

Conheça a raça de gato que ganha popularidade no Brasil e que chama atenção por seu tamanho e pelagem exótica

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 22/05/2024, às 19h00 - Atualizado em 24/05/2024, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gato savannah de geração F1 - Needpix e Wikimedia Commons/Sócrates 399
Gato savannah de geração F1 - Needpix e Wikimedia Commons/Sócrates 399

Com seu corpo esguio, pelagem repleta de pintas e porte imponente, o Savannah vem conquistando o coração de muitos amantes de gatos nos últimos anos. No entanto, ter um pet exótico como esse — que é um híbrido do cruzamento entre gatos domésticos e o serval, felino selvagem nativo das planícies africanas — custa caro.

Aqui no Brasil, o gatil que comercializa a raça está localizado em Valinhos, no interior de São Paulo, e vende filhotes por até R$ 120 mil. A proprietária do local contou, durante entrevista ao portal G1, algumas curiosidades sobre esses felinos.

Surgimento acidental

O surgimento do gato Savannah, nos EUA, teria ocorrido de forma acidental, segundo Anna Júlia Dannala, a proprietária do gatil de Valinhos. Ela contou que, no ano de 1986, um serval mantido como animal de estimação por alguns criadores cruzou com uma gata siamesa, resultando no primeiro híbrido, uma fêmea que recebeu o nome de Savannah.

Notoriamente maior do que os gatos comuns, a raça possui pernas longas. Um animal de primeira geração, filhote direto do cruzamento, pode atingir até 70 cm de altura. Já um neto ou bisneto tende a ser menor, mas ainda ligeiramente maior que um gato doméstico típico.

Savanna de geração F2 e filhote F1 (à direita) / Crédito:Wikimedia Commons/Galawebdesign/Jason Douglas

Valor alto

De acordo com Dannala, vários fatores impactam no valor do Savannah. O primeiro deles é a dificuldade de criar novos animais. Por se tratar de uma raça híbrida entre um felino selvagem e um doméstico, as características de serval vão diminuindo a cada nova geração.

O filho de um Serval a gente chama de F1, o F significa Fundação, ou Geração 1, e isso representa a distância que esse gato está do Serval. F1 são os filhos; F2 é um neto; F3 é um bisneto e assim por diante”, disse ela ao G1. “Então, quanto mais perto do Serval, mais parecido em suas características físicas e temperamento”.

Vale destacar também que o cruzamento entre as espécies é bastante complexo, uma vez que apenas as fêmeas são férteis nas gerações iniciais. Além disso, o pareamento nem sempre ocorre, já que tanto o macho quanto a fêmea podem não aceitar o parceiro.

Gato Savannah adulto / Crédito: Divulgação/vídeo/Youtube/@VictorNiceasOficial

Cuidados especiais

É importante ressaltar que existem cuidados especiais a serem tomados a depender da geração do felino, principalmente em relação à alimentação. Por exemplo, os Savannahs de primeira geração só podem comer carne, enquanto as gerações seguintes podem ser alimentadas com ração especial e um pouco de carne como complemento.

Além disso, o comportamento do savannah também requer atenção. Por serem próximos dos gatos selvagens, se tratam de animais com muita energia. Portanto, quem cria um Savannah precisa reservar tempo para passear com eles regularmente.