Professor Peter Turchin - Divulgação
Estados Unidos

Há 10 anos, renomado cientista previu o caos de 2020 nos EUA

O ano tem sido difícil para os Estados Unidos que possuem recordes de mortes por Covid, alta taxa de desemprego e protestos como nunca antes vistos

Caio Tortamano Publicado em 16/06/2020, às 16h00

Em 2010, depois de uma análise crítica da instabilidade política nos Estados Unidos, o professor da Universidade do Connecticut, Peter Turchin, só conseguiu compreender uma coisa: 2020 seria um completo caos. Para ser mais preciso, Turchin afirmou que neste ano o país passaria por um grande período de agitação social.

Hoje em dia, o que se pode observar com os norte-americanos são 116 mil mortes por Covid-19 (uma doença que Peter não contava), recorde de desemprego e uma onda de protestos contra a brutalidade policial contra a população negra, que explodiu depois da morte de George Floyd por agentes policiais.

A previsão foi dada por uma análise que apontava que, de 50 em 50 anos, grandes episódios de distúrbio social agitavam o país, em 1870 durante a Era da Reconstrução no país recém saído da Guerra Civil, em 1920 reflexos da Grande Depressão econômica e por volta de 1970 após o assassinato de Martin Luther King Jr.

“Apesar de me sentir validado” disse Truchin, depois de ter sido tratado como louco quando fez a previsão com base em análises históricas, “eu sou americano apesar de tudo, e tenho que passar por esse momento tão delicado”.

Estados Unidos racismo mortes Protestos 2020 coronavírus

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!