Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Caso George Floyd: entenda o brutal episódio que tem causado protestos nos EUA

A violenta imobilização de um segurança negro por um policial branco causou uma onde de debates ao redor do país

Wallacy Ferrari Publicado em 28/05/2020, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George em foto em rede social (à esq.) e sendo imobilizado pelo policial (á dir.) - Divulgação (esq.) / Fibonacci Blue/Flickr (dir.)
George em foto em rede social (à esq.) e sendo imobilizado pelo policial (á dir.) - Divulgação (esq.) / Fibonacci Blue/Flickr (dir.)

Rodeado de protestos, a morte do homem identificado como George Floyd, 40, causa uma imensa discussão nos Estados Unidos após a violenta ação policial gravada por Darnella Frazier. Nas imagens, registradas em 25 de maio, um policial branco identificado como Derek Chauvin se ajoelha sobre o pescoço do homem negro por pelo menos sete minutos. 

George, deitado, repete diversas vezes que não conseguia respirar, sem receber ajuda do policial. Além de rasgar as roupas do homem e imobilizá-lo de bruços próximo ao meio fio de uma calçada, diversas testemunhas pedem para que o policial retire o joelho de seu pescoço, sem sucesso. Além disso, é possível notar que o nariz do profissional sangra durante a ação até Floyd implorar pela vida: "Não me mate", diz George.

De acordo com a polícia, o rapaz era suspeito após um chamado de uso de cartões de crédito falsos para compras em uma loja de conveniência em Minneapolis, na cidade de Minnesota, recebendo orientações para sair do seu veículo. Os quatro policiais envolvidos afirmaram que o Floyd desacatou a saída e "parecia está intoxicado".

Após ação, o homem foi colocado numa maca pelos militares, alegando que o mesmo apresentou problemas médicos após será algemado. Em seu carro, nenhum cartão de crédito ou nota fiscal correspondente à compra no local onde a denúncia existiu foram encontrados.

Donald Trump (à esq) e trechos do video da ação policial (à dir) / Crédito: Getty Images (esq.) / Divulgação (dir.)

O que está sendo feito

No dia seguinte ação policial, quando Darnella divulgou o vídeo em suas redes sociais, o Departamento de Execução Penal de Minnesota abriu um inquérito para investigar as condições da ocasião além de demitir Derek e outros três policiais presentes na operação. 

Desde o dia 26, diversas manifestações têm sido feitas diariamente em Minneapolis pedindo a prisão dos envolvidos e relacionando a morte do homem ao racismo estrutural presente na instituição militar. O movimento Black Lives Matter relaciona o episódio com a semelhança na morte de Eric Garner, que também faleceu em 2014 após ser asfixiado em uma ação policial. 

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump prestou sentimentos para a família de George na manhã desta quinta-feira, 28, e ordenou o FBI, junto ao Departamento de Justiça americano, a tomar frente na investigação do que chamou de "trágica morte": “Eu solicitei que a investigação fosse acelerada e tenho grande apreço pelo trabalho feito pela polícia local”, escreveu o presidente em seu Twitter.