- Reprodução
Espaço

Caverna da Espanha oferece experimento da vida em Marte

Durante 30 dias, os participantes vivenciam como seriam as condições hostis do planeta

Isabela Barreiros Publicado em 08/10/2019, às 14h01

A empresa de turismo TripAdvisor, em parceria com a agência interplanetária da Espanha, Astroland, idealizaram um projeto que oferece a turistas uma experiência de como seria viver em Marte. A missão tem a duração de 30 dias, e acontece em uma gruta próxima à cidade de Bilbau, na Espanha.

A caverna, que tem 60 metros de altura, foi nomeada como “Estação Ares”. Sendo muito úmida, especialistas consideram as características específicas do local como análogas às de Marte.

“Eu acredito fortemente que a Astroland pode ajudar jogando um pouco de areia ao experimentar como a vida em Marte poderia ser quando finalmente conseguimos estabelecer colônias humanas permanentes lá”, comenta o CEO da Astroland, David Ceballos.

Crédito: Reprodução

 

Para participar do projeto, é necessário desembolsar quase 25 mil reais e os participantes precisam passar por testes físicos e psicológicos, além de receber treinamento extensivo durante o processo. Usando roupas de astronautas, as pessoas podem ter toda experiência de estar em outro planeta ao comer alimentos liofilizados, dormir em beliches e aprender a andar no espaço.

A primeira missão foi realizada em setembro deste ano. Segundo o CEO da empresa interplanetária, essa “é a única experiência análoga privada desse tipo em que pessoas de diferentes origens e perfis podem experimentá-la sem ter que ser um profissional no campo”.

História Marte Espanha Espaço

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!