- Reprodução / National Film Board of Canada/Photothèque
Civilizações

Pesquisadores encontram aldeia japonesa do século 20 abandonada em floresta canadense

O grupo de japoneses fazia parte de campos de extração de madeira nas florestas do Canadá, mas há evidências de que eles continuaram na região mesmo após o término da operação

Isabela Barreiros Publicado em 09/09/2019, às 17h00

Arqueólogos descobriram uma vila japonesa abandonada do início do século 20 nas florestas da província da Colúmbia Britânica, no Canadá. O pesquisador Bob Muckle e sua equipe estavam escavando campos de extração de madeira euro-canadenses quando encontraram as evidências do assentamento japonês.

Inicialmente, eles encontraram o que era esperado para florestas que estavam passando pelo extrativismo: serras enferrujadas e outros itens semelhantes. No entanto, o local guardava mais informações sobre as pessoas que estavam na região durante as décadas de 1920 e 1930. Foram escavados itens como frascos de remédios, relógios, bules, botões, moedas e muitos pedaços de cerâmica japonesa.

Alguns dos artefatos encontrados / Crédito: Reprodução

 

A partir dessa descoberta, foi possível assumir que o local era lar para um número considerável de japoneses. Mesmo após o término da operação, muitas famílias decidiram permanecer assentadas ali, mas não é claro para os pesquisadores quem morava na vila ou por quanto tempo.

Muckle ainda analisa a possibilidade de o grupo ter continuado na área até 1942, quando o governo canadense passou a prender pessoas de ascendência japonesa e enviá-las para campos de concentração na Segunda Guerra. O fato de ele ter encontrado itens de uso doméstico apoia a ideia de que eles tiveram que deixar suas casas com muita rapidez.

História Canadá japoneses assentamento japonês extrativismo

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb