Imagem meramente ilustrativa de cavalos - Imagem de guillermo gavilla por Pixabay
Europa

"Histórico para uma cidade moderna": norma proíbe uso de carroças com cavalos, em Roma

A prefeita da capital italiana determinou que o uso de transportes com cavalos sejam permitidos apenas para passeios turísticos em parques e vilas históricas

Giovanna de Matteo Publicado em 07/12/2020, às 11h12

A prefeita da cidade de Roma, Virginia Raggi, estabeleceu uma nova norma que proíbe o uso de carruagens com cavalos pelas ruas da capital italiana. Segundo ela, o "meio de transporte" com cavalos só será permitido para fins turísticos em propriedades como parques.

"O deslocamento das carruagens nos parques adequa um serviço tradicional de nossa cidade a um contexto que, ao longo das décadas, mudou profundamente, sobretudo por conta das transformações urbanas e da mudança das formas de mobilidade", disse a prefeita em nota divulgada oficialmente.

Na lógica de Raggi, os parques seriam os únicos lugares adequados que "oferecem um cenário ideal, não menos interessante do ponto de vista turístico, para a descoberta de ângulos secretos e sugestivos de uma das capitais mais verdes da Europa".

"É um passo histórico para uma cidade moderna respeitosa com o ambiente e os animais", afirmou ela. 

A assessora para as Políticas do Verde e do Bem Estar Animal, Laura Fiorini, se posicionou a respeito da medida, e disse que essa nova legislação é fundamental para a segurança dos cavalos, que arriscavam suas vidas circulando na cidade entre os carros, um ato "danoso para os animais e perigoso para os usuários". 

O assessor para a Circulação, Pietro Calabrese, também disse sua opinião a respeito do caso, e disse que a Prefeitura já definiu "percursos específicos" para os passeios a cavalo dentro dos parques romanos e de vilas históricas, com o intuito de proteger os animais.

Os trabalhadores e donos de empresas de carruagens a cavalo que não quiserem se adaptar à nova norma, poderão mudar gratuitamente sua licença de atividade para operação de táxis.

Sobre cavalos

O cavalo existe há milhões de anos. Um dos gêneros mais antigo de que se tem notícia é o Eohippus, que tinha a altura de um pônei e dedos nas patas. Há cerca de 3 milhões de anos surgiu a espécie Equus, ancestral do cavalo atual.

Dotada de cascos, ela se espalhou por vários continentes. Uma das mais importantes características do cavalo - e que permitiu o sucesso de seu relacionamento com o homem - é que ele precisa de um líder.

Sua capacidade, e mesmo vontade, de transferir lealdade determinou o reconhecimento do humano no lugar de outro equino como guia. E lá se foram juntos, homem e cavalo, rumo ao desenvolvimento das sociedades.

Entre as comunidades nômades que domesticaram o animal, os hunos se destacam. Eles podiam passar dias seguidos montados num cavalo. Até dormiam nas costas do animal, que servia de alimento, tração e transporte. O rei Átila devastou cidades inteiras, no século 5, com sua cavalaria.

Aos poucos, os demais povos aprenderam as habilidades equestres dos nômades. Ao conviver com o homem sedentário, o cavalo passou a ter outro papel, mais atrelado à vida econômica. As primeiras academias de equitação foram criadas na Idade Média, baseadas em técnicas violentas de conduta.

Europa Itália Roma cavalo carruagem prefeitura Legislação

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada