Conor Howard em foto de família - Divulgação/Adele Young
Grécia

Homem é detido em prisão grega por suposto crime cometido no Catar

Em 2019, Conor Howard foi preso durante seis horas por carregar um moedor de ervas. Agora, o caso volta à tona e o escocês deve ser extraditado para o Oriente Médio

Redação Publicado em 21/09/2020, às 14h30 - Atualizado às 14h34

Em outubro de 2019, o escocês Conor Howard, de 27 anos, foi detido por autoridades do aeroporto de Catar por carregar um moedor de ervas em sua mala. Agora, segundo apurou a BBC, o homem está detido em uma prisão grega pelo suposto crime.

Segundo as autoridades que acusam Conor, ele entrou com a ferramentas usada para o consumo de drogas no Catar e, por isso, foi condenado à um ano de prisão. O moedor, no entanto, foi adquirido legalmente na Austrália, onde ele morou por um ano.

De acordo com o próprio Conor, a ferramenta foi comprada para um amigo como parte de uma brincadeira. Naquele mês de outubro, ele viajava de volta para o Reino Unido quando foi mantido na prisão durante seis horas por autoridades do Catar.

Eventualmente, o escocês voltou para casa e seguiu sua vida. No dia 27 de agosto de 2020, no entanto, ele viajava para a Grécia a fim de encontrar a mãe quando foi parado por oficiais mais uma vez, devido a um mandado que ele desconhecia.

Fotografia de Conor Howard, de 27 anos / Crédito: Arquivo Pessoal

 

Por enquanto, Conor segue preso, aguardando pela extradição para o Catar, a pedido do próprio país do Oriente Médio. A família do homem acusado, por sua vez, pede que o ministro do Exterior do Reino Unido intervenha no caso.

Em entrevista à BBC, Radha Stirling, que está defendendo Conor, afirmou que a extradição é “ridícula”. "Ele foi liberado no Qatar depois de uma investigação e de repente se viu preso e detido em uma prisão grega que aguardava extradição por uma sentença de um ano que foi emitida contra ele em sua ausência”, afirmou.

Para o parlamentar Kenny MacAskill, de East Lothian, a intervenção do Ministério das Relações Exteriores é essencial. Isso porque “um cidadão britânico que está detido sob custódia na Grécia por nenhum motivo além de algum erro administrativo".

Reino Unido Grécia Drogas notícias Escócia prisão tráfico Catar

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?