Imagens do homem sendo carregado pela polícia com membros amarrados - Reprodução/Vídeo/YouTube
Brasil

Homem negro tem mãos e pés amarrados e é carregado por PMs em SP

Homem foi detido depois de furtar produtos de mercado na Vila Mariana; ele foi encontrado com duas caixas de bombons

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 07/06/2023, às 11h07

No último domingo, 4, um homem negro foi detido por policiais militares no bairro da Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo, e arrastado com as mãos e pés amarrados com corda. Segundo os agentes, a medida foi tomada pois ele teria resistido a prisão, além de tê-los ameaçado. 

Em vídeo registrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Mariana, é possível observar dois policiais carregando o homem, segurando-o pelos pés amarrados e pela camiseta, enquanto ele grita, incomodado. Os agentes ainda acrescentaram que ele teria dito que correria, e que "pegaria a arma dos policiais e daria vários tiros" neles.

Depois da repercussão que o vídeo teve, os PMs envolvidos no caso foram afastados, e um inquérito deve ser levantado para apurar a conduta. "A Polícia Militar lamenta o episódio e reafirma que a conduta assistida não é compatível com o treinamento e valores da instituição", informou a corporação.

Além do mais, devido ao grande alcance que o vídeo teve, diversas denúncias foram publicadas nas redes sociais, que incluem até mesmo o padre Julio Lancellotti. Segundo o sacerdote, o homem detido estava em situação de rua e desarmado; ainda questionou: "A escravidão foi abolida?"

Crime

De acordo com o UOL, o homem negro foi acusado de ter entrado em uma unidade da rede de supermercados OXXO, na Vila Mariana, e furtado alguns produtos, por volta das 23h30, junto a um amigo e um adolescente. Ele, no caso, foi preso em flagrante, após ter sido encontrado com duas caixas de bombons e confirmado "informalmente" o furto.

Segundo o representante do estabelecimento, o prejuízo com o furto gira em torno de R$ 500, com itens variando de alimentos a bebidas alcoólicas. Agora, o homem deve responder por furto qualificado, além de ação em grupo, resistência à prisão, ameaça e corrupção de menores.

Brasil São Paulo notícias tortura Crime mercado Furto Vila Mariana

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro