Imagem ilustrativa de um neonazista - Getty Images
Crimes

Homem se torna réu por incitação ao nazismo pela Justiça Federal de SP

Juíza acatou a denúncia do MPF ontem, 29; Welker de Oliveira Guerreiro já foi acusado de ter feito parte de um grupo neonazista

Isabela Barreiros, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 30/06/2021, às 16h15

A decisão da juíza Andréia Moruzzi, substituta na 1.ª Vara Criminal Federal de São Paulo, de tornar réu por incitação ao nazismo Welker de Oliveira Guerreiro, de 29 anos, foi a público ontem, 29, como relatou o portal R7. Ela aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF). 

O MPF informou que o crime de incitação ao nazismo teria acontecido em 2015, por meio de postagens em uma página na rede social russa vk.com. Segundo o Ministério, "as postagens foram feitas de um equipamento situado em Itapecerica da Serra (SP)”.

“Nelas [nas postagens], há imagens que remetem a ideologias nacionalistas e uma foto na qual nove pessoas aparecem com os rostos cobertos por emojis em referência a Adolf Hitler", apontou a denúncia. 

Guerreiro foi identificado pelas autoridades por meio de uma ação que contou com a polícia tanto brasileira quanto russa. O MPF e a Polícia Federal tiveram acesso aos dados de IP do usuário pouco depois de descobrirem a página na internet. As autoridades comunicaram ainda que o homem confessou autoria das publicações durante depoimento à polícia. 

A pena para incitação ao nazismo na internet vai de dois a cinco anos de prisão, fora a multa que deve ser paga. Atualmente, o réu presta serviços comunitários relacionados a outros processos, inclusive em uma ação judicial onde foi acusado de fazer parte de um grupo neonazista responsável por agredir moradores de rua em 2011, na capital paulista.

Segundo o MPF, Guerreiro está sendo acusado do crime previsto no artigo 20, § 2º, da Lei nº 7.716/89, que condenará quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por intermédio de meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza”. 

Brasil São Paulo História Crime Neonazismo denúncia notícia acusação incitação ao nazismo

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada