Trechos de vídeos de invasão de indígenas à marquise do STF - Reprodução/Vídeo/YouTube
Serere Xavante

Indígenas furam bloqueio do STF em protestos a favor de cacique preso

Após prisão de cacique bolsonarista Serere Xavante, envolvido em atos antidemocráticos, revolta se iniciou entre indígenas

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 26/12/2022, às 14h06

Em Brasília, um grupo de indígenas furou o bloqueio e invadiu a marquise do STF (Supremo Tribunal Federal) no começo da noite do último domingo, 25. A manifestação, a princípio, era considerada pacífica, mas ao fim da noite a Polícia Militar informou que já havia detido ao menos dez pessoas nos protestos, munindo de estilingues, bolinhas de gude, facas e rádios transmissores.

De acordo com informações do UOL, o grupo pretendia solicitar a soltura do cacique José Acácio Serere Xavante, apoiador do presidente Jair Bolsonaro e preso no início do mês de dezembro, por envolvimento em atos antidemocráticos, após ordem do ministro Alexandre de Moraes

Segundo a Polícia Militar, as pessoas detidas durante a invasão "fariam um protesto no STF por conta da manutenção da prisão do indígena Serere Xavante". Além da ação do último fim de semana, desde a prisão do cacique, no dia 12 de dezembro, uma série de outros ataques extremistas foram registrados na capital federal, contando até mesmo com ateamento de fogo em ônibus e carros.

Indios em protesto no STF neste exato momento!
👇🏻👇🏻👇🏻 pic.twitter.com/sMZviC9zX1

— POLITIZEI (@AlexYuka3) December 25, 2022

Serere Xavante

Serere Xavante foi preso no início de dezembro, tendo sido acusado de realizar manifestações de cunho antidemocrático por toda a capital federal, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais deste ano.

A manifestação, em tese, criminosa e antidemocrática, revestiu-se do claro intuito de instigar a população a tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo a posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos", registrou a Procuradoria-Geral da República sobre o caso.

Além disso, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que as condutas de Xavante apresentavam "agudo grau de gravidade" e que o cacique teria, de fato, convocado pessoas armadas para impedir a diplomação daqueles eleitos.

Brasil notícias prisão Política indígena STF bloqueio Serere Xavante José Acácio Serere Xavante

Leia também

Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA


Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez