Fragmento de pedra com inscrição com referência a Jesus encontrada em Israel - Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel/Tzachi Lang e Einat Ambar-Armon
Arqueologia

A inscrição de 1.500 anos com dedicatória a Jesus descoberta em Israel

Descoberta foi feita na aldeia de et-Taiyiba, localizada no Vale de Megido, onde aconteceria o Armagedom, segundo a escatologia cristã; confira!

Éric Moreira Publicado em 16/01/2024, às 11h04 - Atualizado em 20/01/2024, às 10h02

Em meio a escavações na aldeia de et-Taiyiba, localizada no Vale de Megido (também conhecido como Vale de Jezreel), em Israel, arqueólogos encontraram, há alguns anos, uma rara inscrição em pedra com uma referência a Jesus Cristo. A descoberta fascinante foi relembrada pela Autoridade de Antiguidades de Israel através do perfil oficial Facebook no último dia 15.

Segundo descrito pelo Heritage Daily, a inscrição na pedra está gravada em grego, e fora encontrada na entrada de um edifício datado do fim do século 5, quando a região vivia seu conhecido período bizantino ou islâmico primitivo.

De acordo com a pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, a Dra. Leah Di-Segni, a inscrição recém-descoberta é uma dedicatória ao Jesus bíblico. Nela, está escrito: "Cristo nasceu de Maria. Esta obra do mais temente a Deus e piedoso bispo [Teodósio] e do miserável Th[omas] foi construída desde a fundação. Quem entrar deve orar por eles.."

Além da gravura, o local também permitiu a descoberta de duas salas com piso em mosaico, decorados com desenhos geométricos.

Vale mencionar que, na escatologia cristã, a região é considerada o local da batalha final entre o bem e o mal, o Armagedom — termo derivado do hebraico "Har Megiddo", que significa "Monte Megido".

Fotografia do local escavado em et-Taiyiba, Israel / Crédito: Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel

 

Descoberta importante

Também é importante mencionar que Teodósio, referido no fragmento de texto o fundador do edifício, foi um dos primeiros bispos cristãos da região, detendo até mesmo de autoridade religiosa na cidade de Bet She'an — que serviu como capital da província bizantina de Palaestina Secunda.

Os pesquisadores afirmam que a inscrição possui objetivo de proteger contra o mau-olhado, e já foi encontrada anteriormente em outros locais do mundo bizantino.

Esta é a primeira evidência da existência da igreja bizantina na aldeia de et-Taiyiba, e se soma a outras descobertas que atestam as atividades dos cristãos que viviam na região", afirma por fim Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).
Israel Mundo História notícias arqueologia Jesus vila inscrição dedicatória

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência