Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Local bíblico: Degraus relacionados a passagem bíblica podem ter sido encontrados

Palco de passagem bíblica onde Jesus cura homem da cegueira, degraus de 2,7 mil anos foram encontrados em Jerusalém

Redação Publicado em 11/09/2023, às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Degraus encontrados no Tanque de Siloé, em Jerusalém, onde Jesus teria curado cego - Reprodução/Twitter/@HananyaNaftali
Degraus encontrados no Tanque de Siloé, em Jerusalém, onde Jesus teria curado cego - Reprodução/Twitter/@HananyaNaftali

Nas antigas terras de Jerusalém, arqueólogos se mobilizaram mais uma vez em escavações no Tanque de Siloé, um local de 2,7 mil anos onde acredita-se ter sido palco de um dos mais famosos milagres de Jesus, conforme a liturgia bíblica: a cura de um homem da condição de cegueira. E desta vez, as buscas revelaram degraus que muitos acreditam ter sido o palco da passagem.

Descoberto originalmente em 2004, o Tanque de Siloé era parte de um sistema de água da antiga Jerusalém por volta do século 8 a.C., construído durante o reinado de Ezequias, conforme os textos bíblicos. No Evangelho de João, é ali onde Jesus supostamente restaura a visão de um homem cego de nascença; palco de um milagre, o local é apreciado e extremamente importante para cristãos e judeus.

No novo projeto de escavação do local, supervisionado pelos professores Roni Reich e Eli Shukron em parceria com a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), oito degraus nunca vistos foram descobertos pelos pesquisadores. Além deles, também foram encontrados parte do perímetro norte do reservatório, e uma pequena seção a leste.

+ Rota de peregrinação de dois mil anos é encontrada em Jerusalém

O perímetro da piscina foi construído em uma série de degraus, permitindo aos banhistas sentar e mergulhar nas águas da piscina", informou a IAA.
Parte do Tanque de Siloé
Parte do Tanque de Siloé / Crédito: Reprodução/Twitter/@HananyaNaftali

Tanque de Siloé

Segundo Ze'ev Orenstein, diretor de Assuntos Internacionais da Fundação Cidade de David em entrevista à Fox News, as escavações realizadas recentemente no Tanque de Siloé servem como "uma das maiores afirmações da herança e do vínculo milenar que judeus e cristãos têm com Jerusalém".

Especialistas acreditam ainda que, ao longo de sua história, o local passou por diversas fases de construção, até chegar ao seu tamanho de 12,5 mil m². Atualmente, nem toda a piscina está acessível ao público, sendo liberada somente uma parte; a maior parte da estrutura, porém, segue sendo escavada.

Fotografia tirada no local do Tanque de Siloé
Fotografia tirada no local do Tanque de Siloé / Crédito: Reprodução/Twitter/@HananyaNaftali