Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Igreja bizantina coberta de mosaicos floridos será aberta ao público em Israel

A construção foi descoberta há cerca de 40 anos, mas só recentemente os mosaicos foram revelados

Ingredi Brunato Publicado em 28/03/2023, às 14h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do mosaico - Divulgação/ Autoridade de Antiguidades de Israel
Fotografia do mosaico - Divulgação/ Autoridade de Antiguidades de Israel

Há 40 anos, uma equipe de arqueólogos escavou, a leste do Aeroporto Internacional de Ben Gurion, em Israel, as ruínas de uma Igreja com 1.500 anos, ou seja, que remontava ao período do Império Bizantino. 

Na época, porém, o chão do local estava coberto de poeira e ervas-daninhas, de forma que apenas recentemente foi descoberto o belo mosaico de flores que cobria o sítio arqueológico. 

O achado do piso decorado foi anunciado pela Autoridade de Antiguidades de Israel, cujos pesquisadores estiveram, com a ajuda da comunidade local, limpando a Igreja pelo último mês a fim de expor totalmente a beleza do mosaico. 

Arte imitando a vida 

Segundo observado por Yair Amitzur, que fez parte da equipe que trabalhou no templo antigo, a vegetação que decorava a paisagem da região era muito semelhante às flores representadas na arte de 1.500 anos. 

Estávamos trabalhando [na limpeza do mosaico] em meio a um tapete de flores anêmonas. Pode-se imaginar que o artista do mosaico adornado com flores foi inspirado pelo ambiente", apontou, conforme repercutiu o portal Jewish News Syndicate. 

Após sua restauração ser finalizada, a Igreja bizantina ainda está prevista para ser aberta ao público.