Cidadãos deixam a Ucrânia com malas e mochilas - Getty Images
Mundo

Itamaraty registra a saída de 80 brasileiros do território ucraniano

A diplomacia brasileira propõe um plano de evacuação no país em guerra com a Rússia

Wallacy Ferrari Publicado em 28/02/2022, às 09h31

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil estimou em nota divulgada na noite do último domingo, 27, que pelo menos 80 brasileiros informaram ao Itamaraty que conseguiram atravessar a fronteira da Ucrânia e sair do país em guerra. Agora, aproximadamente 100 brasileiros registrados na embaixada seguem em solo ucraniano.

A diplomacia brasileira não apenas se propôs a realizar um plano de evacuação do país em guerra, mas se dispôs a auxiliar cidadãos da Argentina, do Chile, Uruguai e Paraguai, cujos países compõem o Mercosul e possuem cidadãos no país europeu, mas não possuem embaixada, como informou o secretário de Comunicação e Cultura do Itamaraty, Leonardo Gorgulho, em coletiva de imprensa.

De acordo com o portal G1, a comunidade brasileira na Ucrânia antes da guerra ser decretada pelo líder russo Vladimir Putin era estimada em 500 pessoas, sendo grupos majoritariamente mobilizados por familiares e amigos de atletas brasileiros que jogam a liga nacional de futebol ucraniano. Alguns deles conseguiram deixar o país na última sexta-feira, 25, em um comboio de trens e ônibus.

Ao deixarem a Ucrânia pelos países fronteiriços, os brasileiros e outros sul-americanos contam com a assistência de uma unidade da embaixada na Romênia, outra na Polônia e, em caso de entrada pela Rússia — que é evitado pelos cidadãos pela possibilidade de atravessar um combate em vigor —, podem conseguir amparo em Moscou.

Brasil Europa Rússia fuga Ucrânia Invasão Polônia Romênia militar fronteira Itamaraty evacuação

Leia também

Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto