J. K. Rowling - Getty Images
J. K. Rowling

J. K. Rowling critica elenco de Harry Potter por apoio a pessoas trans

Em seu perfil no X, autora da famosa franquia Harry Potter critica atores como Daniel Radcliffe e Emma Watson por apoio à pessoas trans

Éric Moreira Publicado em 11/04/2024, às 08h23

Recentemente, a autora da saga do bruxo mais famoso da ficção, J. K. Rowling, disparou novas críticas em seu perfil no X (antigo Twitter) a atores do elenco de Harry Potter. Entre os nomes mencionados estão o de Daniel Radcliffe, de 34 anos, e Emma Watson, de 33, que viveram Harry Potter e Hermione Granger na franquia.

Em seu perfil na rede social, enquanto respondia seguidores, um usuário disse esperar que Daniel e Emma lhe dessem "um pedido público de desculpas" por sua defesa dos direitos de pessoas trans, e acrescenta que sabe que ela os perdoaria. Porém, a resposta da escritora não demonstra muita intenção de se reaproximar.

Celebridades que aderiram a um movimento que pretende erodir os direitos duramente conquistados pelas mulheres e que usaram as suas plataformas para aplaudir a transição de menores podem guardar as suas desculpas para os 'destransicionários' traumatizados e para as mulheres vulneráveis que dependem de espaços do mesmo sexo", escreveu.

Not safe, I'm afraid. Celebs who cosied up to a movement intent on eroding women's hard-won rights and who used their platforms to cheer on the transitioning of minors can save their apologies for traumatised detransitioners and vulnerable women reliant on single sex spaces.

— J.K. Rowling (@jk_rowling) April 10, 2024

Destruir direitos femininos?

Em sequência, Rowling também escreve que acredita que o movimento defendido por Daniel e Emma pretende "destruir os direitos das mulheres", referindo-se, claramente, apenas às mulheres cisgênero. Ela também afirma que esse apoio ignora "declarações médicas", e que não imagina arrependimento por parte dos atores, mas que sequer tem interesse em perdoá-los.

+ J.K. Rowling comenta caso polêmico de abusador que 'se identificou' como mulher

"Mesmo que você não sinta vergonha de apoiar o que agora parece ser uma grave negligência médica, mesmo que não queira aceitar que pode ter errado, onde está seu senso de autopreservação? O movimento em que você embarcou com tanto prazer está se precipitando em direção a um penhasco", escreve, conforme repercute o portal Splash, do UOL.

Even if you don't feel ashamed of cheerleading for what now looks like severe medical malpractice, even if you don't want to accept that you might have been wrong, where's your sense of self-preservation? The bandwagon you hopped on so gladly is hurtling towards a cliff. 4/6

— J.K. Rowling (@jk_rowling) April 10, 2024
Mundo notícias redes sociais Harry Potter críticas transfobia J. K. Rowling Daniel Radcliffe Emma Watson X

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro