Fotografia do exoplaneta HIP 65426 b - Divulgação/ NASA
Astronomia

James Webb fotografa planeta fora de nosso Sistema Solar

O supertelescópio capturou uma imagem direta de um corpo celeste que costuma ser ofuscado por uma estrela

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/09/2022, às 17h30

O telescópio James Webb, que é o maior e mais potente que a humanidade já construiu, fez uma impressionante fotografia direta de um exoplaneta — isto é, um planeta localizado fora de nosso Sistema Solar. 

O corpo celeste capturado, que se chama HIP 65426 b, é um gigante gasoso que possui entre 6 e 12 vezes as dimensões de Júpiter. Ele foi descoberto em 2017, e está a 385 anos-luz da Terra. 

O motivo pela qual a fotografia do exoplaneta é tão surpreendente é o fato que o corpo celeste fica próximo de uma estrela 10 mil vezes mais brilhante que ele, de forma que é ofuscado e, portanto, difícil de enxergar. 

Obter esta imagem foi como cavar um tesouro espacial. No começo, tudo o que eu conseguia ver era a luz da estrela, mas com um cuidadoso processamento de imagem consegui remover essa luz e descobrir o planeta", afirmou Aarynn Carter, o pesquisador de pós-doutorado que liderou o projeto responsável por revelar a fotografia recente do HIP 65426 b. 

O telescópio 

Segundo informações repercutidas pelo CNN, as imagens feitas pelo Webb são registradas através de diferentes frequências de luz infravermelha, que é invisível ao olho humano. São colorizadas posteriormente para tornar os elementos fotografados mais fáceis de serem diferenciados. 

Desde sua inauguração em 2021, o supertelescópio já fez inúmeras fotografias de tirar o fôlego do Universo, revelando seu imenso potencial para nos mostrar os mistérios do cosmos através de novas lentes. 

notícias universo astronomia Telescópio exoplaneta james webb gigante gasoso

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental