Fotografia de Yoshihide Suga - Wikimedia Commons
Japão

Japão: Aos 71 anos, Yoshihide Suga, é eleito o novo primeiro-ministro do país

O político irá substituir Shinzo Abe, que agora oficialmente deixa o cargo por problemas de saúde

Penélope Coelho Publicado em 16/09/2020, às 09h40

Na manhã desta quarta-feira, 16, o Parlamento do Japão elegeu Yoshihide Suga como o novo primeiro-ministro do país. Anteriormente, o político já havia ganhado as eleições para se tornar o líder de seu partido, o PLD, Partido Liberal Democrata.

De acordo com as informações do portal de notícias G1, Suga, de 71 anos de idade, venceu já que recebeu 314 votos de um total de 462. Seu partido faz parte de uma maioria ampla no Parlamento japonês.

Agora, o político irá substituir Shinzo Abe, que anunciou a necessidade de renunciar ao cargo já que enfrenta problemas de saúde. Abe, de 65 anos, foi diagnosticado com uma doença inflamatória intestinal chamada colite ulcerosa crônica.

Sabe-se que o mandato de Yoshihide está previsto para terminar em setembro de 2021, porém, alguns importantes nomes da política no país demonstraram a vontade da antecipação de eleições legislativas, a fim de que o mandato de Suga seja prolongado.

Por sua vez, o novo primeiro-ministro afirmou que atualmente as eleições não são uma prioridade, já que podem trazer uma complicação maior em meio à pandemia do novo coronavírus. Sobre a nova liderança, Suga se comprometeu a seguir a política que já havia sido implementada por Shinzo Abe no Japão, sem grandes mudanças na maneira de governar.

Japão eleições primeiro-ministro Shinzo Abe Yoshihide Suga

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada