A usina vista do mar no ano de 2013 - Wikimedia Commons
Japão

Japão opta por despejar água contaminada de Fukushima no mar

De acordo a mídia local, a decisão deve ser anunciada formalmente em breve

Penélope Coelho Publicado em 09/04/2021, às 14h05

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, publicadas nesta sexta-feira, 9, pelo UOL, autoridades do Japão decidiram pelo descarte da água que foi contaminada no acidente nuclear de Fukushima, em 2011. Segundo revelado na publicação, o líquido deve ser jogado no mar.

De acordo com a mídia local, a decisão oficial deve ser anunciada em breve, na próxima terça-feira, 13, pelo primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga. Sabe-se que desde a destruição da usina nuclear de Fukushima, em 2011, a Companhia de Energia de Tóquio, já recolheu mais de um milhão de toneladas de água contaminada.

Desde então, o assunto causa preocupação sobre o destino do líquido, já que atualmente o espaço para armazená-lo está se esgotando. De acordo com a reportagem, o nível máximo de capacidade para o armazenamento pode ser atingido já no ano que vem.

A atual decisão do governo japonês encerraria essa discussão, contudo, a opção de descartar a água contaminada no mar é criticada por muitos, em decorrência dos possíveis danos que o despejo pode causar.

A água destinada para descarte passou por um tratamento que eliminou a maioria das substâncias tóxicas presentes, contudo, o trítio permanece. Em doses altas, esse elemento pode ser prejudicial para a saúde humana.

Japão notícias Usina Nuclear água mar fukushima

Leia também

Sobrinha do 'tio Paulo' comenta caso após ser solta: 'Eu não percebi'


Putin ordena exercícios militares com armas nucleares a suas tropas


Imagens da superfície do Sol são registradas por sonda


A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada