Registro do Papa Francisco - Getty Images
Personagem

Jornal afirma que Papa Francisco se recusou a encontrar Mike Pompeo, secretário dos EUA

O político americano que vem criticando um acordo entre a Santa Sé e a China está em visita à Itália para protestar contra o documento histórico

Alana Sousa Publicado em 29/09/2020, às 14h00

Segundo informações divulgadas pelo jornal The Guardian, o Papa Francisco recusou um encontro com Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos. A decisão aconteceu devido a recentes críticas do americano em relação à aproximação da Igreja Católica com a China.

Mike, que está em visita ao Vaticano para protestar contra o acordo que deverá ser assinado no próximo mês, deveria se encontrar com o Santo Padre no dia de hoje, 29. A viagem foi motivada pelo documento histórico, assinado há dois anos, da Santa Sé com o governo chinês, visando a unificação da igreja cristã no país asiático. Ainda de acordo com o The Guardian, o líder da Igreja Católica, argumentou a proximidade das eleições nos EUA para recusar a reunião.

Em um artigo publicado na revista católica First Things, Pompeo escreveu: “A Santa Sé tem a capacidade e o dever únicos de chamar a atenção do mundo para as violações dos direitos humanos, especialmente aquelas perpetradas por regimes totalitários como o de Pequim”.

O acordo, que nunca teve seus detalhes revelados, é alvo de críticas tanto de católicos quanto de políticos americanos, que acusam o papa de não advogar pelos oprimidos do governo da China.

Religião Estados Unidos Cristianismo Política Vaticano Papa Francisco

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada