A jornalista Zhang Zhan - Divulgação
Internacional

Jornalista chinesa presa na China faz greve de fome e tem estado de saúde debilitado

Em greve de fome há mais de um ano, Zhang Zhan está na prisão de Xangai

Redação Publicado em 28/08/2021, às 09h45

A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) divulgou um comunicado solicitando que o governo chinês liberte a jornalista Zhang Zhan, 37, para receber cuidados médicos adequados, na última sexta-feira, 27, segundo o portal de notícias Media Talks.

A jornalista foi condenada a quatro anos de prisão depois que iniciou uma série de vídeos sobre a pandemia, em Wuhan, transmitindo tudo através de redes sociais.

Agora, Zhan faz greve de fome há mais de um ano e sua mãe informou pelas redes sociais que a filha está pesando menos de 40kg, assim definhando na cadeia. Com o ato, a jornalista tenta demonstrar sua inocência e protestar contra sua detenção.

Estado crítico

Ela é alimentada à força por uma sonda nasal desde que se negou a comer. Porém, com o estado de saúde debilitado, no julgamento em que foi condenada por fomentar discórdia e causar problemas, em dezembro de 2020, ela compareceu em uma cadeira de rodas.

O julgamento e a condenação aconteceram em 28 de dezembro, fazendo com que instituições acusassem a China de aproveitar o período de festas, que tiram o foco dos governos e ONGs ocidentais, para anunciar sentenças.

“Acusações vagas contra jornalistas servem para deslegitimar o sistema legal da China e o protesto de Zhang destaca a necessidade urgente de a China reformar suas leis de liberdade de imprensa e criar uma estrutura legislativa justa e razoável”, declarou a Federação dos Jornalistas.

A notícia da condenação foi anunciada pelo advogado da jornalista e ganhou destaque na imprensa mundial.

A família de Zhang foi comunicada pelas autoridades sobre a piora do estado de saúde e orientada a visitá-la na prisão. Em 2 de agosto, durante uma viagem a Xangai, os pais e o irmão de Zhang só puderam falar com ela por telefone.

China Internacional coronavírus Zhang Zhan

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada