Suleman e Shahzada Dawood - Arquivo pessoal e Reprodução/Vídeo
Submarino

Jovem que morreu em implosão de submarino queria quebrar um recorde mundial

O jovem, que acompanhava o pai no submarino, tinha o objetivo de quebrar recorde mundial

Redação Publicado em 26/06/2023, às 10h46

Após dias de buscas e repercussão mundial, a Guarda Costeira dos EUA confirmou a implosão de um submarino que desapareceu no Oceano Atlântico ao tentar alcançar os destroços do Titanic, mais famoso naufrágio da História. Cinco pessoas estavam a bordo do submersível Titan, da OceanGate, que desapareceu no último dia 18. 

Uma dessas pessoas é Suleman Dawood, adolescente que acompanhava o pai, Shahzada, na expedição que terminou em tragédia. A mãe do rapaz relatou à BBC que ele tinha o objetivo de quebrar um recorde mundial durante o trajeto até o Titanic. 

Isso porque ele embarcou no Titan com um cubo mágico para quebrar o recorde debaixo d’água. Suleman, que tinha 19 anos, até mesmo se inscreveu no Guinness World Records e seu pai levou uma câmera com o objetivo de registrar o momento que poderia levar o jovem para o livro dos recordes. 

Christine Dawood, mãe do jovem, disse que ele carregava o cubo mágico para todos os lugares e até mesmo impressionava ao resolver o desafio do objeto em segundos. "Ele disse: 'Vou resolver o cubo mágico 3.700 metros abaixo do mar no Titanic'", relembrou ela.

Suleman e Shahzada Dawood em registro pessoal /Crédito: Reprodução

 

Esperanças

Christine Dawood e sua filha se encontravam no Polar Prince, o navio responsável por dar apoio ao submersível, quando informaram que a comunicação com o Titan fora perdida. "Eu não compreendi naquele momento o que isso significava - e então tudo piorou a partir daí", explicou ela.

Durante a entrevista, que marcou a primeira após a tragédia, ela destacou o momento em que perdeu as esperanças sobre o resgate do marido e filho.

"Acho que perdi a esperança quando passamos da marca das 96 horas", explicou ela, que chegou a enviar uma mensagem para a família. "Eu disse: 'Estou me preparando para o pior.' Foi quando perdi as esperanças".

Dawood disse que ela e a filha querem aprender a montar o cubo mágico em homenagem ao filho, e tem o objetivo de terminar o trabalho do marido. "Ele esteve envolvido em tantas coisas, ajudou tantas pessoas e acho que realmente quero continuar esse legado e dar a ele essa plataforma... é muito importante para minha filha também", disse ela.

 

morte água restos submarino titanic destroços Recorde mundial adolescente implosão

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência