A atriz britânica Judi Dench e cena de 'The Crown' - Getty Images e Divulgação/Netflix
Judi Dench

Judi Dench critica The Crown: 'Sensacionalismo bruto'

Atriz que já viveu as rainhas Elizabeth I e Vitória nas telas criticou série sobre família real britânica

Redação Publicado em 21/10/2022, às 09h48

Judi Dench, atriz de 007, pediu à Netflix que adicione em sua plataforma de streaming um aviso sobre a série "The Crown", acusando a produção de ser sensacionalista.

Em carta entregue ao The Times na quinta-feira, 20, a estrela de Hollywood declarou que quanto mais o programa que conta a história da família real britânica se aproxima dos tempos atuais, mais parece disposto "a borrar as linhas entre precisão histórica e sensacionalismo bruto".

"Embora muitos reconheçam 'The Crown' pelo relato brilhante, mas ficcional dos eventos que é, temo que um número significativo de espectadores, principalmente no exterior, possa considerar sua versão da história como totalmente verdadeira", escreveu a atriz, que tem 87 anos.

Dramatização fictícia

Segundo informações da agência de notícias Reuters, a Netflix diz que a série "The Crown", que terá sua quinta e última temporada lançada no próximo dia 9, é uma "dramatização fictícia", apesar de ser inspirada em eventos reais.

"Ninguém acredita mais na liberdade artística do que eu, mas isso não pode ser ignorado... os criadores do programa resistiram a todos os pedidos para que eles carregassem um aviso no início de cada episódio", escreveu Dench.

"Chegou a hora de a Netflix reconsiderar, pelo bem de uma família e de uma nação tão recentemente enlutada, como uma marca de respeito a uma soberana que serviu seu povo com tanta responsabilidade por 70 anos e para preservar sua reputação aos olhos de seus assinantes britânicos", declarou.

Judi Dench já interpretou as rainhas Elizabeth I e Vitória, além da chefe de James Bond, "M", entre outros papéis de destaque.

notícias monarquia atriz netflix série The Crown sensacionalismo Judi Dench

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental