Registro de Milton Nascimento - Divulgação/Vídeo/Youtube
Clube da Esquina

Justiça decide a favor de Milton Nascimento e Lô Borges em caso do 'Clube da Esquina'

Os cantores foram processados em 2012 pelos meninos que estampam a capa do disco, sob a justificativa de uso indevido de imagem

Redação Publicado em 06/09/2023, às 16h30

Em 2012, os meninos que ilustram a capa do álbum “Clube da Esquina” entraram na Justiça por uso indevido de imagem contra Lô Borges, Ronaldo Bastos, Milton Nascimento, a editora Abril e a gravadora EMI (atual, Universal). Hoje, mais de 10 anos depois, o processo foi decidido contra eles. 

Antônio Carlos Rosa de Oliveira, o “Cacau”, e José Antônio Rimes, o “Tonho”, que estampam a capa do álbum, solicitaram uma indenização de R$ 500 mil, conforme repercutido pelo portal O Gobo. 

Durante a ação judicial, Milton Nascimento e Lô Borges afirmaram que não poderiam ser responsabilizados, por serem artistas intérpretes, em decisões tomadas pela produtora do álbum. A justificativa foi acatada pelo juiz responsável pelo caso. 

Outro motivo para a extinção do processo foi o esgotamento do tempo previsto em lei para que Cacau e Tonho iniciassem a ação judicial. 

A imagem

O registro foi feito em 1971 por Carlos da Silva Assunção Filho e Ronaldo Bastos, que estavam passando de carro por uma estrada, quando avistaram as crianças e pediram que os dois olhassem para a câmera. 

No aniversário de 40 anos do disco, o jornal Estado de Minas entrou em contato com Cacau e Tonho, este foi o momento em que ambos ficaram sabendo da existência da imagem e de seu uso na capa do vinil. Logo, a defesa dos dois argumenta que não houve “autorização para a utilização da imagem, destinada a fins empresariais”.

O juiz encarregado vetou esta justificativa, alegando a “ampla divulgação da obra artística”. A defesa de Tonho e Cacau afirmou que irá recorrer. 

Capa processo disco Milton Nascimento ação judicial Clube da Esquina direito de imagem Lô Borges

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro