Carreta Furacão com o personagem 'Fon-Fon' - Reprodução / Carreta Furacão
Personagem

Justiça decide que Carreta Furacão não poderá mais utilizar o personagem Fofão

O herdeiro do criador do personagem processa o grupo e a rede McDonald's, que os contratou em campanha, por plágio

Redação Publicado em 11/11/2022, às 19h39

Nesta sexta-feira, 11, a Justiça de São Paulo decidiu na 2ª Câmara de Direito Privado que a Carreta Furacão não poderá utilizar o personagem Fofão em suas apresentações. Tal decisão também determina que a marca McDonald’s remova uma ação publicitária que utiliza a imagem do personagem.

O herdeiro do criador do Fofão acusa o grupo de plágio e entrou com um processo judicial contra eles. O juiz José Carlos Ferreira Alves escreveu:

O criador da personagem Fofão já tinha declarado não deseja que seu personagem fosse utilizado para outra finalidade que não fosse o entretenimento do público juvenil, sendo certo que, por desejo seu, as máscaras e trajes da personagem foram destruídos após o óbito de seu criador, em razão da preocupação que tinha com o uso que poderia ser destinado aos materiais".

Inspiração do personagem

O personagem Fon-Fon, da Carreta Furacão, é inspirado no Fofão, que foi sucesso nas décadas de 1980 e 1990, em programas infantis de televisão. A Carreta Furacão alegou, em defesa, que pode ser considerada uma paródia, "trata-se de uma caricatura da personagem Fofão".

De acordo com O Globo, via Rolling Stone Brasil, o magistrado não acatou a tal defesa. O juiz sustenta que o grupo foi “acusado de plágio pelo uso indevido do personagem Fofão, quando resolveu criar a personagem Fon-Fon, aparentemente como forma de burlar direitos".

Personagem plágio Justiça decisão Carreta Furacão 'Fofão'

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro