Fotografia do sítio arqueológico - Divulgação / UFPE
Brasil

Justiça determina que sítio arqueológico no Ceará seja devidamente protegido

A despeito de sua importância histórica, descobriu-se que o local estava em péssimo estado de conservação em meados de 2019

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 04/09/2021, às 13h00

O Sítio Arqueológico Pedra do Letreiro, que fica localizado na cidade de Canindé, foi motivo para uma recente ação judicial por parte do Ministério Público Federal (MPF). No documento, o MFP determinou que o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deveria providenciar um protocolo de proteção e conservação do local. 

Conforme repercutido pelo site InfoNet na última quinta-feira, 2, o órgão terá 60 dias para entregar um plano de ação emergencial para preservar a valiosa arte rupestre contida em Pedra do Letreiro.

A ação foi iniciada depois de uma fiscalização realizada em 2019, que descobriu o sítio arqueológico repleto de líquens, fungos, insetos e até mesmo cocô de animais. As pinturas nas paredes rochosas, por sua vez, estavam desbotando por conta da falta de cuidado. O péssimo estado de conservação preocupou o MPF, que tomou uma atitude em relação ao caso já naquela época.

As medidas mais recnentes, cotudo, incluem o estabelecimento de fiscalizações trimestrais para que se faça a manutenção das boas condições do patrimônio histórico, algo que o Iphan havia falhado em realizar até então, embora a Pedra do Letreiro já estivesse sob seus cuidados desde os anos 2000. 

Brasil notícias Sítio Arqueológico Justiça Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Canindé Iphan

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada