Montagem mostrando, à esquerda, imagem do ator Keanu Reeves e, à direita, imagem de keanumicinas - Getty Images e Reprodução / Harikumar Suma, Leibniz-HKI
Keanu Reeves

Keanu Reeves reage a molécula batizada em sua homenagem: 'Surreal'

Composto recém-descoberto que é capaz de matar fungos foi nomeado de 'keanumicina'

Redação Publicado em 07/03/2023, às 12h37

Cientistas do Instituto Leibniz de Pesquisa de Produtos Naturais e Biologia de Infecções (Leibniz-HKI), localizado na Alemanha, descobriram recentemente uma curiosa substância produzida naturalmente por certas categorias de bactérias. 

A molécula, que pode ser usada para matar fungos, foi batizada pelos pesquisadores de "keanumicina" em homenagem ao ator norte-americano Keanu Reeves, que é mais conhecido por protagonizar a trilogia Matrix e a franquia John Wick, ambas extremamente populares. 

Os lipopeptídeos [que formam a molécula] matam com tanta eficiência que os nomeamos em homenagem a Keanu Reeves, porque ele também é extremamente mortal em seus papéis", comentou Sebastian Götze, o co-autor do estudo, a fim de explicar a escolha do nome. 

A keanumicina é uma substância biodegradável e possui grande potencial na agricultura, podendo ser usada para exterminar pragas sem provocar danos às plantas, tornando-a superior a muitos pesticidas atuais. 

Reação da celebridade 

O excêntrico desdobramento chegou até Keanu através de um fórum da rede social Reddit, em que o ator fez uma postagem se disponibilizando a responder às perguntas de fãs.  

Eles deveriam ter chamado [a molécula] de John Wick... mas isso é bem legal... e surreal para mim. Valeu, cientistas! Boa sorte e obrigado por nos ajudar", comentou ele após um internauta lhe falar sobre as keanumicinas. 
ciência espécie Bactéria homenagem Keanu Reeves surreal matadora de fungos

Leia também

Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Primeiro quadro oficial de Charles III vira piada entre internautas: 'Que susto'


Por apoio a companhias israelenses, cantora irlandesa denuncia Bono


Tarefa de escola gera polêmica ao classificar Hitler como 'tomador de decisões ético'


Casas em Foz do Iguaçu de pioneiro alemão devem virar museu este ano


Registros da Invasão da Tchecoslováquia, de Josef Koudelka, ganham exposição no IMS