Jair Bolsonaro, presidente do Brasil - Getty Images
Brasil

Liberdade de imprensa: Pesquisa posiciona mal o Brasil em ranking global

O levantamento apontou relação entre o governo Bolsonaro e os problemas que o jornalismo brasileiro enfrenta, entenda!

Redação Publicado em 03/05/2022, às 10h39

Nesta terça-feira, 3 de maio, se comemora o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Em ocasião da data, a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) publicou sua vigésima edição do "Índice Global de Liberdade de Imprensa", um levantamento que avaliou a relação que 180 países diferentes possuem com o jornalismo. 

O Brasil não se saiu muito bem no ranking: ele está na 110° posição, e, quando comparado às 26 nações da América Latina, se encontra entre os dez últimos, conforme dados repercutidos pelo UOL. 

Segundo o relatório, a imprensa do continente latino enfrenta uma verdadeira crise em sua liberdade de expressão. "Ataques públicos", "campanhas de difamação e intimidação" e "assédio online" são alguns dos problemas citados. 

Governo Bolsonaro

No Brasil, em particular, a ascensão de Jair Bolsonaro à presidência é apontada como um dos fatores de relevância para o cenário negativo que se criou ao redor do jornalismo brasileiro. 

“A retórica agressiva do governo Bolsonaro em relação aos jornalistas e à imprensa tem contribuído para o fortalecimento de uma atitude hostil e desconfiada em relação aos repórteres na sociedade em geral", aponta o documento. 

"O presidente insulta regularmente os jornalistas e a mídia. Ele mobiliza exércitos de apoiadores nas redes sociais, como parte de uma estratégia afinada de ataques coordenados que visam a desacreditar a imprensa, rotulada como inimiga do Estado", continua o texto. 

Outro problema citado pelo RSF consiste das fake news e disseminação de desinformação, o que "envenena o debate público", conforme descrito pela organização e repercutido pelo UOL. 

Exemplar

Nem todos os países da América Latina, todavia, possuem uma liberdade de imprensa em risco. A Costa Rica é uma notável exceção, configurando a oitava posição no ranking internacional. 

Além de ser de longe a melhor nação latina para a prática do jornalismo, a Costa Rica é o único país não-europeu a estar entre esses oito primeiros, constituindo um exemplo para outros continentes também. 

Brasil América Latina Jair Bolsonaro jornalismo liberdade de imprensa Costa Rica levantamento ranking global

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada