Mulheres e crianças afegãs - Getty Images
Afeganistão

Líder do Talibã proíbe esportes femininos alegando possível exposição corporal

Em entrevista à canal australiano, ele considerou uma prática desnecessária

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/09/2021, às 15h30

As novas medidas do grupo extremista Talibã à frente do Afeganistão já chama atenção pela intervenção na cultura instaurada ao longo dos últimos 20 anos do país; agora, o líder da instituição afirmou que esportes não são necessários para as mulheres do país pela possibilidade de exposição de seus corpos, como registra o portal R7.

Em discurso de Ahmadullah Wasiq à emissora australiana SBS, a situação foi classificada como "desnecessária", justificando a causa: “Não acho que elas terão permissão para jogar críquete porque é desnecessário que joguem. No críquete, elas podem enfrentar uma situação em que o rosto e o corpo não estejam cobertos. O Islã não permite que as mulheres sejam vistas assim".

O líder acrescentou que a possibilidade de registro em equipamentos digitais piora a condição de realização destes eventos: “É a era da mídia, e haverá fotos e vídeos, e então as pessoas assistirão. O Islã e o Emirado Islâmico não permitem que as mulheres joguem críquete ou pratiquem esportes em que estejam expostas”, completou.

Em tom ameaçador, o grupo deixou claro que não faz questão de repensar os princípios do islamismo da maneira que é avaliado pelo grupo, enaltecendo que estes valores não podem ser cruzados, mesmo que tenham reações contrárias da comunidade local e internacional.

mulheres Afeganistão saúde Islã Talibã retirada tomada extremismo

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!