Domenico Losurdo, filósofo marxista - Wikimedia Commons
Cultura

Livro de Domenico Losurdo revela seus principais pensamentos como filósofo marxista

Colonialismo e luta anticolonial apresenta artigos, palestras e entrevistas de um dos maiores pensadores do século 20

Victória Gearini Publicado em 02/12/2020, às 16h06

Recém-lançada pela Editora Boitempo, a obra Colonialismo e luta anticolonial, de Domenico Losurdo, conta com a arte e colaboração de Jones Manoel e aborda os principais pensamentos críticos de Losurdo sobre o imperialismo e o colonialismo.

Nascido em 1941, em Sannicandro di Bari, na Itália, Domenico Losurdo tornou-se um dos maiores pensadores marxistas do século passado. Detentor de um contundente legado, estudou em Tubinga, na Alemanha, e em Urbino, além de ter lecionado na Universidade de Urbino, na Itália. Entretanto, o estudioso não contribuiu somente para o pensamento filosófico, mas também para a luta contra o imperialismo e o colonialismo. 

Colonialismo e luta anticolonial, de Domenico Losurdo (2020) / Crédito: Divulgação / Editora Boitempo 

Defensor de um pensamento plural e libertador, Losurdo dedicou-se, ainda, à carreira acadêmica, em específico à pesquisas políticas e sociais. No entanto, veio a falecer em 28 de junho de 2018, em decorrência da idade avançada. 

Na obra Colonialismo e luta anticolonial, organizada pelo historiador Jones Manoel, a Editora Boitempo apresenta ao leitor 12 intervenções de Domenico Losurdo, entre elas artigos, transcrição de palestras e entrevistas.

Por meio de uma análise estratégica da luta de classes internacional durante o século 20 e os atuais desfechos no século 21, o autor busca debater conceitos centrais de temáticas como imperialismo, racismo e dominação colonial. Por meio de uma linguagem intuitiva, o filósofo expõe, ainda, um retrato histórico do desenvolvimento do capitalismo sob a hegemonia estadunidense.

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, esta coletânea explica, em suma, a relação entre o surgimento do movimento comunista no mundo e o combate à dominação colonial e racial presente, ainda hoje, na sociedade pós-moderna.

Confira abaixo um trecho de Colonialismo e luta anticolonial (2020):

“Em 2018 morreu intelectual e militante comunista Domenico Losurdo. Não apenas na Itália, sua terra natal, como em muitos outros países — a exemplo de Brasil, China, Cuba, Espanha, Portugal, Venezuela etc. —, seu nome foi lembrado e sua obra foi apontada como um aporte fundamental ao marxismo e ao pensamento crítico. Ainda devemos a Losurdo, no entanto, um balanço sistemático e exaustivo de sua obra. Uma tarefa que começa a ser realizada e será cumprida com o correr do tempo, e de forma coletiva. 

Nesse meio-tempo, enquanto esse balanço sistemático vai sendo construído, podemos antecipar algumas certezas e uma delas é: a obra de Losurdo será duradoura. A força e o impacto histórico da produção do filósofo podem ser registrados em duas razões, uma de ordem ético-política e outra de ordem teórico-filosófica.  


+Saiba mais sobre esta e outras de Domenico Losurdo, disponíveis na Amazon:

Colonialismo e luta anticolonial, de Domenico Losurdo (2020) - https://amzn.to/3qoLHq0

Contra-História do Liberalismo, de Domenico Losurdo (2015) - https://amzn.to/33D1lo7

A luta de classes, de Domenico Losurdo (2015) - https://amzn.to/39ADjOv

Guerra e revolução, de Domenico Losurdo (2017) - https://amzn.to/3mCWhYk

O marxismo ocidental, de Domenico Losurdo (2018) - https://amzn.to/2Jze5VE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

História livro obra filosofia Amazon Colonialismo e luta anticolonial Domenico Losurdo Jones Manoel

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria