Andrés Manuel López Obrador, presidente do México - Getty Images
México

López Obrador afirma que México 'é mais seguro' que Estados Unidos

Presidente do México rebateu as declarações feitas por autoridades de Washington, EUA

Redação Publicado em 13/03/2023, às 17h42

Nesta segunda-feira, 13, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou em coletiva de imprensa que seu país é "mais seguro" que os EUA. A declaração, segundo os jornalistas locais, foi uma resposta às autoridades de Washington que, anteriormente, haviam enfatizado um alerta sobre viagens ao território mexicano, devido ao aumento de narcotraficantes no território

O México é mais seguro que os Estados Unidos e não há nenhum problema para viajar pelo México com segurança", disse Obrador.

Segundo informações do portal UOL, o líder mexicano ainda questionou o motivo da "paranoia" americana em relação às recomendações para que seus cidadãos evitem viajar para o México. Na ocasião, as autoridades dos Estados Unidos consideraram que apenas os estados de Campeche e Yucatán oferecem segurança para as pessoas

Sequestro 

Conforme noticiado pelo G1, as tensões entre México e Estados Unidos se intensificaram depois que quatro americanos foram sequestrados no estado de Tamaulipas no dia 3 de março, quando o grupo viajava do Texas até a cidade de Matamoros para que um deles realizasse uma cirurgia estética. Porém, no meio do trajeto, eles acabaram parando acidentalmente no meio de um tiroteio entre duas facções criminosas locais. 

De acordo com a Associated Press, a facção "Los Escorpiones", do Cartel do Golfo, assumiu o ocorrido através de uma carta. Além disso, os agentes de segurança americanos pediram para que o governo mexicano tomasse providências mais intensas acerca do tráfico de drogas.

México EUA presidente Tráfico de drogas Cartel do Golfo López Obrador Matamoros

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência