Pedaço da famosa arte 'We Can Do It!' - OpenClipart-Vectors, via Pixabay
Brasil

Maioria das brasileiras considera-se feminista, revela Ipsos

A pesquisa “Dia Internacional da Mulher 2022” também aponta a percepção dos brasileiros em relação à igualdade entre homens e mulheres no país

Redação Publicado em 08/03/2022, às 16h01

Pesquisa “Dia Internacional da Mulher 2022”, feita pela Ipsos, revela que 51% das mulheres brasileiras consideram-se feministas. O estudo faz parte de um levantamento realizado pela Ipsos em 30 países. As brasileiras ficaram acima da média global (47%) entre as mulheres que concordaram com a frase “eu me defino como feminista”.

Segundo o levantamento, a lista de nações com mais mulheres feministas é puxada pela Romênia (80%), seguida de Índia, Malásia e África do Sul (todas com 64% de respostas afirmativas). Na outra ponta, os menores índices foram registrados pela Rússia (17%), Japão (21%) e Coréia do Sul (24%).

Igualdade no trabalho

A pesquisa também aborda a percepção dos entrevistados sobre igualdade de tratamento para homens e mulheres em locais de trabalho. Neste quesito, o Brasil novamente se destaca liderando a insatisfação: para 75% dos respondentes, as empresas não tratam ambos os sexos com igualdade. Se considerarmos novamente apenas as respostas das mulheres, o índice vai para quase 84%.

Depois do Brasil, a lista de pessoas que concordam que não há igualdade entre homens e mulheres nas empresas é composta por Japão e Chile (ambos com 64%), seguidos pela França (58%). A média mundial é de 50%.

O que falta?

Para alcançar mais igualdade, 68% dos brasileiros concordam que deve haver mais mulheres em cargos de liderança nas empresas e em órgãos governamentais. Entre as mulheres, o índice de aprovação à ideia é de 76%. No mundo, em média, 58% dos respondentes concordam.

Segundo outro dado levantado pela pesquisa, as mulheres não alcançarão igualdade sem apoio dos homens. Para 76% dos entrevistados do Brasil, haverá igualdade quando homens tomarem medias para apoiar os direitos das mulheres. Levando-se em consideração apenas a percepção das mulheres, o índice sobe para 80%. A média global de respostas afirmativas neste quesito é de 69%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa “Dia Internacional da Mulher 2022” foi realizada entre os dias 21 de janeiro e 4 de de fevereiro. Foram entrevistadas 20.524 pessoas on-line, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil, com idades entre 16 e 74 anos. Para o Brasil, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Além do Brasil, integram a pesquisa: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Romênia, Rússia, Singapura, Suécia e Turquia.

Brasil feminismo mulheres dia internacional da mulher 2022

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


‘The Office’: Atriz diz ter se recusado a gravar piada ofensiva na série


Gata é enviada por acidente em pacote da Amazon e sobrevive a viagem de 6 dias


Em homenagem, capacete de Ayrton Senna será projetado na ‘Sphere’ em Las Vegas


Novo estudo em quadra esportiva maia encontra oferendas e plantas ritualísticas


Estudo em misterioso buraco azul revela possíveis túneis e cavernas submarinas