Capa do livro de Rodrigo Trespach - Aventuras na História
Independência do Brasil

‘Às Margens do Ipiranga’: Os bastidores do momento que resultou na Independência do Brasil

No ano em que se comemora 200 anos da Independência do Brasil, historiador Rodrigo Trespach lança livro sobre o momento histórico

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/08/2022, às 21h00

Em ano de bicentenário da Independência do Brasil, muito é comentado sobre o fatídico dia em que ocorreu a proclamação da independência do país, porém, o que nem todos pensam é a maneira que esse evento aconteceu e os caminhos percorridos para chegarem até ali.

O historiador e pesquisador Rodrigo Trespach revela como foi a trajetória de Dom Pedro I e sua comitiva até chegarem ao riacho do Ipiranga para o famoso grito da Independência.

Esses dados históricos estão disponíveis em seu mais novo livro 'Às margens do Ipiranga', que carrega o selo da Aventuras na História e Citadel.

Sobre a obra

O livro é baseado em uma pesquisa documental extensa, que envolve jornais de época, livros de memórias, relatos de viagem, cartas e documentos que foram mantidos em acervos no Brasil e na Europa. 

Na obra, o autor apresenta também outras figuras que foram importantes para tal processo histórico, tentando fugir da imagem que nos é passada em livros de história, de que somente Dom Pedro I foi o grande responsável pela Independência do Brasil.

Em uma entrevista exclusiva, Trespach comentou sobre o sentimento de lançar um novo livro com temática da família imperial perto de uma data tão importante como o 7 de setembro.

Brasil Independência livro historiador bicentenário 'Dom Pedro I' 'Rodrigo Trespach'

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental