Lula, Janja, Lu Alckmin e Geraldo Alckmin, respectivamente - Getty Images
Posse

Menu: o que será servido no jantar após a cerimônia de posse?

O jantar após a posse de Lula contará com um menu feito por chefs renomados do Brasil

Redação Publicado em 01/01/2023, às 19h27 - Atualizado às 19h28

Ao final da cerimônia de posse do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aconteceu neste domingo, 1 de janeiro, o novo presidente junto com a primeira-dama, a Janja, farão um jantar de recepção para convidados em Brasília

O menu do jantar de posse de Lula, conforme apurou o G1, terá pratos com ingredientes típicos do Brasil e da cultura local e foi elaborado e assinado por chefes de renome do país. 

Cardápio 

No cardápio, o bolinho de feijoada é assinado pela chef Kátia Barbosa, que já foi jurada do reality "Mestre do Sabor". Já o pudim de tabuleiro de tapioca é de Ieda Matos. Ainda, entre as sobremesas, há o churro de tapioca com vatapá, da chef Morena Leite

Além delas, nomes como Paulo Machado, chef do Mato Grosso do Sul, assina o arroz carreteiro com ovo e a chef Kalymaracaya Nogueira contribui com o prato chamado Ho’o xanena xupu, que é uma mojica de mandioca com peixe.

Kalymaracaya é da Aldeia do Bananal, e tem formação em turismo e gastronomia. Ela ainda é pós-graduada em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira.

Ao G1, Nogueira disse como se sentiu ao receber o convite para participar da elaboração do cardápio: “Foi um pedido da Janja para a Bela Gil, um menu que representasse a riqueza do Brasil. […] Como sou uma das pioneiras a falar sobre o assunto gastronomia indígena, pensei numa receita que contemplasse a cultura indígena, mas que também os ingredientes fossem fáceis de encontrar lá em Brasília” e continuou: “Ansiosa por saber que autoridades irão ter uma primeira experiência com a gastronomia indígenas”. 

Entre as bebidas, a única opção no menu é uma gin tônica com flor de clitória, da Bela Gil. A filha de Gilberto Gil, além de chef de cozinha, contribui no governo de transição do novo governo de Lula, atuando no núcleo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

cardápio chef menu Kalymaracaya Nogueira

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental