Ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva discursando em cerimônia oficial - Divulgação / Ministério da Defesa
Brasil

Ministro da Defesa faz nota enaltecendo golpe de 1964: "Um marco para a democracia"

O texto foi assinado por Fernando Azevedo e Silva e pelos três comandantes das Forças Armadas

Wallacy Ferrari Publicado em 31/03/2020, às 09h30

Na noite de desta segunda-feira, 30, o Ministério da Defesa divulgou uma nota oficial em alusão ao dia 31 de março, dia que deu início ao golpe militar de 1964 no Brasil. Chamando o golpe de “movimento”, o texto, assinado pelo ministro Fernando Azevedo e Silva afirma que a ocasião “é um marco para a democracia”.

Ao longo do texto, o ministro justifica que a data é um marco principalmente “pelo que evitou” e que se deve analisar fatos históricos avaliando o contexto do país na época, referindo-se a uma ameaça comunista. Na nota, ele afirma que as ameaçar eram caracterizadas como “sonhos com promessas de igualdades fáceis e liberdades mágicas”.

Com elogios aos balanços econômicos do governo militar, afirmou que foi possível ter o oitavo maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo em decorrência das decisões tomadas no período e acrescentou que a Lei da Anistia “permitiu um pacto de pacificação” que serve de referência até aos dias atuais, sendo um “aprendizados daqueles tempos difíceis”.

O ministro concluiu afirmando que esses avanços continuam a ser possíveis pela ação das Forças Armadas, que “continuam a cumprir sua missão constitucional e estão submetidas ao regramento democrático”.

Além da assinatura do ministro, o texto também é firmado pelo comandante do Exército, general Edson Leal Pujol; o comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior; e o comandante da Aéronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Bermudez.

Brasil ditadura Golpe governo Política Forças Armadas Defesa 1964

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!