Priscilla Sitienei em sala de aula - Divulgação / Twitter
Priscilla Sitieni

Morre aos 99 anos a mais velha estudante de escola primária

A queniana Priscilla Sitienei, que voltou à escola aos 94 anos de idade, faleceu na última quarta-feira

Giovanna Gomes Publicado em 18/11/2022, às 16h12

Morreu na última quarta-feira, 16, a mais velha estudante primária do mundo, Priscilla Sitienei, aos 99 anos de idade. A queniana ficou conhecida aos 94 anos, quando decidiu voltar a estudar, tornando-se um exemplo para muitas mulheres.  

De acordo com o portal UOL, a notícia da morte foi comunicada à imprensa local pelo neto de Priscilla, Sammy Chepsiror. Ao jornal The Standard, ele contou que sua avó faleceu em casa após um problema no tórax.

"Ela tinha boa saúde e assistiu suas aulas até três dias antes de sua morte, até que sentiu uma dor no peito que a obrigou a sair da escola", declarou Sammy.

Conforme informou a BBC, a idosa e seus colegas de classe estavam se preparando para os exames finais marcados para próxima semana. "Tínhamos muito orgulho dela", disse o neto de Sitienei ao jornal.

Exemplo para as mulheres

Segundo afirmou a própria idosa, que atuou como parteira durante 65 anos de sua vida, seu objetivo era incentivar mães jovens a voltarem a estudar.

"Queria esse exemplo não apenas para as quenianas, mas também para mulheres de todo mundo", disse Priscilla, que teve a história contada no filme francês "Gogo".

"A mensagem dela sobre a educação das meninas permanece viva", escreveu o co-roteirista da obra, Patrick Pessis, em publicação no Twitter.

Priscilla Sitienei dite Gogo nous a quitté à 100 ans. J’avais écrit avec Pascal Plisson GOGO, film qu’elle enchantait de sa grâce. Au Kenya, choquée que ses petites-filles n’aillent pas à l’école, elle s’y inscrit. Pour l’exemple. Son message sur l’éducation des filles demeure❤️ pic.twitter.com/BOTANoPAbE

— Patrick Pessis (@PatrickPessis) November 17, 2022
escola notícias mulher Quênia estudante morre mais velha Priscilla Sitienei

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro