Cabo Anselmo em entrevista a Jovem Pan - Divulgação / YouTube / Jovem Pan News
Brasil

Morre Cabo Anselmo, ex-agente infiltrado em guerrilhas durante a ditadura militar

Ele faleceu aos 80 anos de idade após um mal súbito em sua residência em Jundiaí, no interior de São Paulo

Wallacy Ferrari Publicado em 17/03/2022, às 11h59

José Anselmo dos Santos, conhecido popularmente como cabo Anselmo devido a sua atuação como agente infiltrado de guerrilhas durante a ditadura militar, faleceu na noite da última terça-feira, 15, aos 80 anos de idade, conforme confirmou um ex-advogado do militar no dia seguinte para veículos de imprensa nacionais.

Ele acrescentou que a morte do notório cabo ocorreu em Jundiaí, município no interior de São Paulo onde o ex-agente tinha residência, e foi ocasionada após um mal súbito, cujo motivo ainda é investigado. Não foram divulgadas informações de cerimônias funerárias ou enterro de José Anselmo.

Conforme replicado pelo portal G1, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) registra que José Anselmo dos Santos nasceu em Sergipe, no dia 13 de fevereiro de 1941 e chegou a ser recrutado para fazer treinamento de guerrilha em Cuba durante o regime militar. Ao retornar ao país-natal, foi preso pelo governo, mas optou por colaborar.

Como agente da ditadura, ele atuava como espião infiltrado em guerrilhas de esquerda, fornecendo o nome de diversos militantes contrários a ditadura militar para o governo, muitos deles sendo levados a episódios de tortura e até à morte. Após ser descoberto por militantes, fez cirurgias plásticas, mudou os registros da identidade e passou a se esconder.

Brasil Traição ditadura morte Esquerda guerrilha cabo Anselmo

Leia também

Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!


Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás