- Crédito: Reprodução
Estados Unidos

Morre David Koch, o bilionário que ajudou no avanço da onda conservadora norte-americana

Como o oitavo homem mais rico do mundo, o empresário era grande doador do Partido Republicano

Isabela Barreiros Publicado em 23/08/2019, às 15h00

Aos 79 anos, David Koch, vice-presidente da Koch Industries, uma das maiores empresas privadas de conglomerados dos Estados Unidos, morreu nesta sexta-feira, 23. Ele e seu irmão Charles Koch estão classificados em 8º e º 7º homens mais ricos do mundo, respectivamente — cada um deles com fortunas avaliadas em quase 60 bilhões dólares.

O bilionário também ficou conhecido por fazer grandes doações para instituições ligadas ao conservadorismo, mais especificamente à ala de ultradireita do país, que foi fortalecida por sua riqueza.

"É com o coração pesado que eu tenho que informá-los da morte de David", informou Charles Koch em comunicado. "Ele fará muita falta, mas nunca será esquecido."

Koch lutava há 20 anos contra um devastador câncer de próstata, que o afastou do cenário político e do mundos dos negócios desde 2018. 

Ele e o seu irmão mostraram resistência à eleição e posterior governo de Donald Trump. Contrariando as tendências de suas ações, sua rede política não apoiou nenhum candidato nas eleições presidenciais de 2016. Segundo o This Week, da ABC, Charles disse que estava enojado com todos os candidatos.

Estados Unidos História bilionário david koch

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna