Elon Musk - Getty Images
Elon Musk

Musk cita 'genocídio' branco e é chamado de analfabeto por líder de partido sul-africano

O líder do partido sul-africano chamou Elon Musk de analfabeto nesta quarta-feira, 2

Redação Publicado em 02/08/2023, às 18h47

Nesta quarta-feira, 2, Julius Malema, líder do partido sul-africano radical de esquerda Combatentes da Liberdade Econômica, chamou o dono do Twitter, Elon Musk, de “analfabeto”, após Musk acusar Julius de incitar o "genocídio" branco na África do Sul, país em que o empresário nasceu. 

Conforme repercutido pelo portal de notícias do UOL com informações da AFP, a discussão entre Malema e Musk acontece em um período de debate amplificado sobre uma música, tida como polêmica, contra o Apartheid no país. No último fim de semana, ao participar de um comício, Julius teria sido acusado de cantar "Kill the Boer" ("Mate o Boer"), uma incitação à violência étnica.

Um tribunal determinou em 2022 que a canção não difundia discurso de ódio, mas a decisão está pendente de apelação. Vale destacar que a canção em questão remonta à luta contra o Apartheid. 

As incitações 

Em uma entrevista coletiva em Johanesburgo, Julius Malema teria dito: "Por que tenho que ensinar Elon Musk? Parece um analfabeto. A única coisa que o protege é sua pele branca". Após isso, na última segunda-feira, 31, Elon publicou no Twitter: "Estão incitando abertamente o genocídio dos brancos na África do Sul".

Assim, o empresário marcou Cyril Ramaphosa, que liderou o movimento anti-Apartheid, questionou o silêncio por parte dele. 

Nesta quarta-feira, 2, o líder afirmou durante uma: "Peçam para o Elon Musk olhar o YouTube. Há um vídeo completo da posição do tribunal", e continuou: "Este assunto está encerrado, não temos tempo para bobagens".

África do Sul Twitter Elon Musk Julius Malema

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência