Fotografia dos ossos do cachorro pré-histórico - Divulgação
Arqueologia

Na Suécia, ossos de cão domesticado da Idade da Pedra são desenterrados

Embora o animal seja de uma raça desconhecida, especialista comentou que lembraria um "husky siberiano"

Ingredi Brunato Publicado em 28/11/2020, às 09h25

Recentemente, foi desenterrado o esqueleto de um cão domesticado em uma escavação de um sítio arqueológico com vestígios da Idade da Pedra no Condado de Blekinge, na Suécia. Quem divulgou a descoberta foi o site Insider. 

"Como esses enterros de cães são raros e os ossos são muito frágeis, passei três dias expondo cuidadosamente o esqueleto", disse o zooarqueólogo Ola Magnell em entrevista ao portal. 

A raça do animal é desconhecida, todavia o especialista comentou que sua estrutura podia se comparar a um husky siberiano, porém “com mandíbulas poderosas como um lobo". 

Fotografia de Ola Magnell com o cão descoberto / Crédito: Divulgação 

 

"Alguns ossos foram encontrados em uma cova e pude ver que eram de um animal. Primeiro, pude identificar um osso do carpo da pata dianteira e depois a mandíbula foi exposta para que eu pudesse confirmar que era definitivamente um cachorro completo”, explicou Magnell sobre o processo de desenterrar o cachorro. 

Também vale mencionar que o cão foi encontrado em uma área que passou anos submersa, assim mantendo os vestígios contidos nela preservados. Atualmente, o esqueleto do cão está no Museu Blekinge. 

Sobre a Idade da Pedra 

 A Idade da Pedra é o período da Pré-História em que a espécie humana passou a criar ferramentas de pedra. Ele é dividido entre Paleolítico, Mesolítico e Neolítico, com o último período sendo marcado por pedras lascadas e polidas - que demarcava o que havia de mais tecnológico no período. 

Também foi nessa última parte da Idade da Pedra que as populações humanas abandonaram o nomadismo e passaram a se fixar em aldeias, desenvolvendo não apenas a agricultura e a pecuária, mas também cerâmica e tecelagem.

notícias arqueologia esqueleto escavação Escandinávia Suécia cachorro Sítio Arqueológico

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto