Foto do narcotraficante Daniel Rendón Herrera, também conhecido como Don Mario, capturado - Foto por National Police of Colombia pelo Wikimedia Commons
Narcotraficante

Narcotraficante colombiano Don Mario é condenado por 35 anos nos Estados Unidos

Líder da organização paramilitar 'Clã do Golfo', Don Mario era o "mais temido narcoterrorista da Colômbia"

Éric Moreira Publicado em 18/10/2022, às 11h05

Daniel Rendón Herrera, atualmente com 57 anos, também conhecido em alguns países como Don Mario, é um líder paramilitar e traficante colombiano. Contando com um grande arsenal de soldados e uma organização bilionária, ele era o maior narcoterrorista da Colômbia, até que, na última segunda-feira, 17, ele foi condenado por um tribunal de Nova York, nos Estados Unidos, e preso.

Acusado de transportar 74 toneladas de drogas para os Estados Unidos, Don Mario foi condenado por participar em um "empreendimento criminoso contínuo, como líder da organização paramilitar bilionária", o famoso 'Clã do Golfo'. Sua pena por isso foi de 35 anos, além de ele ter sido obrigado a pagar um valor de US$ 45,7 milhões — equivalente a R$ 241,35 milhões — por danos.

Fotografia do momento de captura de Don Mario, narcoterrorista colombiano / Crédito: Foto por National Police of Colombia pelo Wikimedia Commons

 

Além disso, o narcotraficante também foi condenado a outros 15 anos de prisão por "conspirar para proporcionar apoio material a uma organização terrorista estrangeira", as Autodefesas Unidas de Colômbia, mas esta sentença será cumprida simultaneamente.

Já havia se declarado culpado?

Apesar de a prisão ter ocorrido somente nesta semana, Rendón já havia se declarado culpado de acusações relacionadas a narcotráfico e à organização paramilitar em novembro do ano passado, como informado pelo g1.

Com a sentença recente, por sua vez, o promotor do Distrito Leste de Nova York, Breon Peace, alegou que o momento "marca o fim da carreira criminosa de Rendón Herrera". Ainda acrescenta que ele era, até então, o "mais temido narcoterrorista da Colômbia".

Mundo curiosidades notícias Colômbia prisão narcotráfico Narcotraficante narcoterrorismo Don Mario Daniel Rendón Herrera narcoterrorista

Leia também

Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência


Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história