O USS Mannert L. Abele (DD-733) - Reprodução/Twitter/@NavalInstitute
Segunda Guerra Mundial

Navio americano afundado por kamikaze é encontrado no Japão

O navio foi afundado durante batalha da Segunda Guerra Mundial

Redação Publicado em 29/05/2023, às 16h55

Na última quinta-feira, 25, a Marinha americana revelou pelo Twitter que, no Japão, próximo da cidade de Okinawa, foi encontrado o navio que pertencia aos Estados Unidos. A embarcação constitui o primeiro navio de guerra do país a ser naufragado por uma kamikaze, o que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com a Cision PR Newswire, uma empresa de informação, o contratorpedeiro norte-americano USS Mannert L. Abele (DD-733) foi achado em uma expedição arqueológica subaquática comandada por Tim Taylor, que é um explorador oceânico e CEO da empresa Tiburon Subsea. 

Conforme repercutiu a revista Galileu, o navio foi o primeiro que afundou por conta de uma bomba suicida que teria sido guiada pelo foguete Yokosuka MXY-7 Ohka.

The wreck site of USS Mannert L. Abele (DD-733) has been identified by Naval History and Heritage Command near Okinawa. The destroyer was the first U.S. Navy warship to be sunk by an Ohka "Cherry Blossom" rocket-powered human-guided suicide bomb. pic.twitter.com/kFAV3H7Gq0

— U.S. Naval Institute (@NavalInstitute) May 25, 2023

Para o CEO, o encontro do contratorpedeiro tem um vínculo pessoal. Isso porque seu pai integrava a Marinha como membro da principal força de invasão na batalha de Okinawa, e ele, naquela época, viu um kamikaze atingir o USS Telfair, barco em que estava. 

“Meu pai quase teve o mesmo destino da tripulação do Abele apenas alguns dias antes (...) Essa foi uma descoberta muito emocionante para mim, conectando-me ao meu pai."

A descoberta

Por meio da equipe de exploração, a descoberta confirmou que o navio dobrou no momento que o USS Mannert L. Abele afundou mais de 1,3 mil metros, numa região com grande atividade vulcânica. 

Vale destacar que a batalha em Okinawa deixou mais de 12,5 mil combatentes americanos mortos. O ataque ao contratorpedeiro norte-americano, por sua vez, matou 84 cidadãos

Além disso, quando ocorreu tal tragédia com o Abele, ele servia como um navio de radar que fazia parte da Operação Iceberg, e se encontrava localizado a aproximadamente 144 km da costa entre Okinawa e o Japão continental.

Segunda Guerra Mundial Estados Unidos Japão kamikaze batalha de Okinawa

Leia também

Após polêmica, perfil de Donald Trump retira vídeo sobre ‘Reich unificado’


Quase 40 pessoas são mortas por homens armados na Nigéria


Em entrevista, papa Francisco diz que homossexualidade é ‘condição humana’


Novo estudo confirma teoria de Einstein sobre buracos negros


Bebê Rena: Martha da vida real também perseguiu político com e-mails


Após infecção de 30 mil pessoas, premier do Reino Unido pede desculpas