Imagem de Maria Marighella - Reprodução / Vídeo
Marighella

Neta de Marighella assumirá comando da Funarte

Neta de Carlos Marighella foi convidada por Margareth Menezes para comandar a Funarte

Redação Publicado em 03/01/2023, às 14h50

A neta do ex-guerrilheiro Carlos Marighella foi convidada por Margareth Menezes, ministra da Cultura do governo Lula (PT), para comandar a Funarte (Fundação Nacional de Artes). Marighella foi um dos principais líderes da luta armada contra a ditadura militar brasileira.

Foi anunciado o comando da Funarte por Maria Marighella, vereadora de Salvador, atriz e produtora cultural, na noite da segunda-feira, 2, por Margareth Menezes, quando essa assumiu o cargo de ministra da Cultura. Como informado pelo g1, Maria terá o desafio de liderar a pasta durante o governo Bolsonaro.

Na cerimônia de Margareth Menezes no Museu da República, em Brasília, a ministra afirmou que a pasta não deixará de ser ministério "nunca mais" e que o "Brasil tem uma das mais ricas, potentes e respeitadas forças de produção cultural do mundo".

Ela também relembrou as dificuldades enfrentadas pelos artistas durante a pandemia da covid-19, além dos prejuízos causados àqueles que tiveram de se manter reclusos.

"Durante a pandemia os artistas brasileiros sofreram como nunca. O prejuízo econômico do setor artístico cultural foi de aproximadamente R$ 63 bilhões, segundo pesquisas recentes. Sem Ministério, sem políticas culturais e sem recursos. Muitos dos mais criativos e sensíveis brasileiros tiveram que deixar os palcos, as telas, as bibliotecas, os ateliês e buscar outras atividades para poder sobreviver. Com isso, o próprio Brasil ficou mais calado, apequenado, triste", disse.

Comando da Funarte 

Maria Marighella disse nesta segunda-feira, 3, que terá a missão de retomar a reconstrução da Política Nacional das Artes que, de acordo com ela, foi interrompida após o fim do governo Dilma em 2016.

Assumo com muita honra a missão que me foi confiada pela ministra Margareth Menezes - a quem celebro e agradeço. É uma grande responsabilidade ser a primeira mulher nordestina a ocupar esta Presidência", declarou. 

"Refundaremos também a Funarte com a força da Cultura de todo Brasil. À reconstrução do Min, à refundação do Brasil".

Ditadura militar Carlos Marighella Funarte Janja Margareth Menezes Maria Marighella

Leia também

Paul McCartney entra para lista de bilionários do Reino Unido


França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque