Fotografia do RMS Titanic - Autor desconhecido/Creative Commons/Wikimedia Commons
Estados Unidos

No fundo do mar: Explorador que encontrou o Titanic irá lançar um livro de memórias

Responsável por diversas expedições marítimas, o oceanógrafo Robert Ballard promete uma obra repleta de descobertas inéditas

Pamela Malva Publicado em 11/05/2021, às 11h00

Durante seus mais de 60 anos de carreira, Robert Ballard já fez descobertas bastante valiosas para a história da humanidade. A maior delas, contudo, diz respeito ao trágico e inesquecível RMS Titanic, encontrado pela equipe do explorador em setembro de 1985.

Ainda assim, no total, Ballard já liderou mais de 150 expedições marítimas, segundo o UOL. Entre elas, ele não apenas encontrou antigos navios, como o alemão Bismarck, naufragado durante a Segunda Guerra Mundial, como também contribuiu para o maior desenvolvimento da teoria das placas tectônicas através de suas explorações.

É por isso que hoje, aos 78 anos, o oceanógrafo decidiu lançar um livro sobre sua grande trajetória, contando cada detalhe dos achados. Intitulado ‘Into The Deep’ (ou ‘Até o fundo’, em tradução livre), o livro de memórias ainda promete trazer novidades sobre algumas das maiores expedições lideradas por Ballard, segundo o CNN Travel.

Fotografia de Robert Ballard em meados de 2019 / Crédito: Getty Images

 

Responsável pela descoberta de diversas embarcações naufragadas em pleno Mar Negro, Robert hoje é dono de um navio de explorações e, quando questionado sobre sua aventura preferida, ele responde que a melhor expedição é "a próxima que está por vir".

Em seu livro, no entanto, ele decidiu não deixar a descoberta da sua vida para escanteio. Ainda de acordo com a CNN Travel, existem capítulos na obra que narram a expedição que revelou o Titanic, bem como alguns episódios que aconteceram após o achado.

Segundo Ballard, ele sente-se honrado por “fazer parte da história” do Titanic, tendo conhecido diversos sobreviventes da tragédia. Em 1997, inclusive, quando foi na estreia do longa dirigido por James Cameron, o explorador lembra de encontrar o cineasta na entrada do cinema, que teria lhe dito: "Você vai primeiro. Você que o encontrou”.

Recheado de descobertas de Ballard, então, ‘Into The Deep’ será inicialmente lançado em inglês, no dia 11 de maio. Cerca de um mês mais tarde, um documentário sobre a vida do explorador deve ser lançado pela National Geographic, em 14 de junho de 2021.

Estados Unidos livro Naufrágio obra lançamento notícia entretenimento titanic Robert Ballard Explorações Marítimas

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Vila de Joseph Goebbels, ministro de Hitler, pode ser doada; entenda!


Nova série sobre a vida de Gandhi é inspirada em ‘The Crown’, entenda!


Justiça do Nepal limita número de alpinistas para 'deixar o Everest respirar'