Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Pesquisador que encontrou o Titanic encerra sua busca por Amelia Earhart

Após expedições fracassadas, Robert Ballard desiste de procurar aeronave perdida

Joseane Pereira Publicado em 17/10/2019, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Após uma busca multimilionária, o explorador Robert Ballard, que descobriu o naufrágio do Titanic, afirmou não ter encontrado nenhuma pista da aeronave perdida de Amelia Earhart.

Em agosto de 2019, Ballard e sua equipe fizeram uma expedição no pequeno atol de Nikumaroro, localizado no Oceano Pacífico, em busca de vestígios da aeronave. Financiados pela National Geographic, a equipe mapeou a ilha com um sonar, não encontrando nada vinculado à aviadora.  

"Não me surpreende que eles não tenham encontrado nada", afirmou Richard Gillespie, fundador do Grupo Internacional para Recuperação Histórica de Aeronaves (TIGHAR), que formulou hipóteses sobre ela ter morrido em Nikumaroro. "Faz 82 anos, e os pequenos pedaços [da aeronave] foram espalhados e possivelmente enterrados em deslizamentos de terra subaquáticos".

Ballard e sua equipe poderão voltar ao atol caso os arqueólogos da National Geographic encontrem pistas da aviadora nas amostras de solo vindas de um acampamento temporário na Ilha.


Saiba mais sobre a história de Amelia Earhart com as obras:

1. Amelia Earhart: A Life from Beginning to End, de Hourly History - https://amzn.to/2OXbyp4

2. Amelia Earhart, de Tamara Hollingsworth (2010) - https://amzn.to/2nYajuC

3. Amelia Earhart, de Hannah Fish (2016) - https://amzn.to/32pnofo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.