Imagem meramente ilustrativa - Pixabay
África

No Malawi, é identificado primeiro caso de poliomielite selvagem depois de 5 anos

No continente, uma criança de 3 anos agora sofre com poliomielite selvagem

Redação Publicado em 23/02/2022, às 17h03

Uma menina de 3 anos foi diagnosticada com poliomielite selvagem no Malawi, África. Conforme repercutido pela BBC Internacional, é o primeiro caso na África em mais de cinco anos.

Como consequência, o país agora atua com o objetivo de impedir uma possível propagação da poliomielite. Vale ressaltar que a imunização foi ampliada após a identificação do caso. 

O que se sabe, até o momento, sobre o caso é que a cepa identificada tem ligação com uma cepa detectada no Paquistão, no entanto, não é claro quando ou de que maneira chegou ao continente. 

A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio também informou que o caso específico fora confirmado após a execução de testes em amostras da criança, que tem paralisia.

Diante da falta de maiores informações sobre o caso, vale ressaltar que a OMS declarou que o caso não muda o status do poliovírus na África. Como veio do Paquistão, o continente continua livre da doença. 

Tendo como alvo crianças menores de 4 anos, a doença resulta na paralisia irreversível. Conforme relembrou a BBC, 25 anos atrás, o continente africano sofreu com a paralisia de milhares de crianças e realizou uma campanha de vacinação amplamente repercutida, que resultou na imunização de 95% da população.

África poliomielite malawi Pólio

Leia também

Relacionada a Espártaco? Muralha romana é descoberta na Itália


Vaticano é julgado em tribunal estrangeiro pela primeira vez, na Inglaterra


Arraia que chamou atenção por gravidez inusitada morre de doença rara


Com prolongamento de missão, autoridade nega que astronautas estejam presos no espaço


Mansão de Pelé no Guarujá pode ser leiloada para pagar dívida milionária


Warren Buffett deixará fortuna de R$ 720 bilhões para fundo de caridade, diz jornal