Coronavírus » África

África só vacinará 70% de sua população em 2024, aponta OMS

Organização Mundial da Saúde divulgou projeção alarmante caso continente mantenha o ritmo de imunização

Fabio Previdelli Publicado em 14/12/2021, às 14h28

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa - Getty Images

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para que um país possa controlar a pandemia do novo coronavírus, é fundamental que, ao menos, 70% de sua população seja vacinada

Porém, uma projeção alarmante feita pela entidade aponta que, caso mantenha o atual ritmo de imunização, a África só conseguirá bater tal meta em agosto de 2024. Com isso, a OMS voltou a pedir que campanhas de vacinação para “salvar muitas vidas” sejam aceleradas em todo o continente

Segundo a AFP, até a última segunda-feira, 13, apenas 20 nações africanas haviam imunizado ao menos 10% de suas respectivas populações. Outras seis possuem uma taxa maior: 40%. Já os arquipélagos de Maurício e Seychelles foram os únicos que excederam a meta. 

No ritmo atual, a OMS calcula que terá que esperar até maio de 2022 para que haja uma cobertura de 40% da população vacinada na África e 70% em agosto de 2024", informou a OMS em um comunicado oficial.

Mas podemos salvar muitas vidas ainda se acelerarmos o ritmo da vacinação no início de 2022", prosseguiu a diretora da entidade Matshidiso Moeti.

Na semana passada, a OMS-África destacou que houve um aumento de 83% dos casos de covid-19, impulsionados pela variante ômicron, que foi identificada pela primeira vez na África do Sul, no final do mês passado.