Suposta mais antiga representação da crucificação de Jesus - Divulgação
Arqueologia

Arqueólogos são acusados de falsificar evidências sobre a crucificação de Jesus Cristo

Se condenados, os pesquisadores podem pegar até cinco anos de prisão por fraude, danos patrimoniais e falsidade de documentos

Alana Sousa Publicado em 11/02/2020, às 10h00

Três pesquisadores estão sendo acusados de forjar documentos e artefatos históricos , que supostamente estariam ligados a crucificação de Jesus Cristo. Os réus enfrentarão um tribunal criminal em Vitoria-Gasteiz, capital do País Basco, comunidade independente da Espanha.

Os estudiosos, que incluem o arqueólogo Eliseo Gil, o geólogo Óscar Escribano e o analista de materiais Rubén Cerdán, falsificaram textos, imagens em cerâmica, tijolos e vidros. Nelas, os cientistas alegaram que estaria a mais antiga representação da crucificação de Jesus. No entanto, colegas de profissão começaram a desconfiar da descoberta.

Letras maiúsculas e minúsculas usadas nos artefatos / Crédito: Divulgação

 

Já em 2008, a comissão científica do País Basco emitiu um comunicado alegando que “476 dos artefatos foram manipulados ou falsificados”, desde então uma longa investigação está em andamento para determinar a veracidade histórica dos objetos. Ignacio Rodríguez Temiño, historiador especialista em Arqueologia e Ciências da Antiguidade, afirmou em entrevista ao portal Live Science sobre a descoberta de Gil, Escribano e Cerdá, que “não tem dúvidas sobre sua falsidade”. 

Um dos fatores determinantes para a comunidade arqueológica atestar a falsidade do achado são os grafites, presentes em alguns dos artefatos encontrados no assentamento romano. Eles apresentam o nome da rainha egípcia Nefertiti, algo impossível para a época, pois sua tumba só foi encontrada no século 20. Além disso, a escrita nas rochas contém vírgulas e regras de gramáticas — como as variações de letra maiúscula e minúscula —, que só foram inventadas anos mais tarde, em meados do século 18. 

Se condenados, os arqueólogos podem pegar cerca de cinco anos de prisão, enquanto o analista de materiais poderá cumprir até dois anos e meio de sentença. Eles serão acusados de fraude, danos patrimoniais e falsidade de documento. Em entrevista coletiva, Eliseo Gil insistiu em sua inocência, afirmando que “não há evidências científicas de que os artefatos sejam falsos".


+Saiba mais sobre o tema por meio de grande obras:

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/2QHjs6p

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Religião História descoberta Espanha Crime Jesus Falsificação

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada