A estátua do faraó Ramsés II - Ministério de Antiguidades do Egito
Egito Antigo

Estátua do faraó Ramsés II é encontrada em escavação ilegal no Egito

O governo do país continuou as perfurações que estavam sendo feitas sem autorização perto das Pirâmides de Gizé e descobriu o raro artefato

Isabela Barreiros Publicado em 14/12/2019, às 11h46

Uma estátua do faraó Ramsés II foi encontrada na vila Mit Rahina, próximo às Pirâmides de Gizé, no Egito. A descoberta foi feita por meio de uma escavação ilegal realizada por um morador da região. O Conselho Supremo de Antiguidades do Egito decidiu continuar o procedimento e chegou ao raro artefato feito de granito rosa.

De acordo com o periódico CairoScene, um homem de 62 anos decidiu investigar o que havia em baixo do solo de seu quintal. No entanto, escavações particulares são proibidas porque “há um risco aumentado de danos irreparáveis ​​aos artefatos, bem como o risco de contrabandear os itens”, de acordo com as autoridades egípcias.

Bloco de pedra do templo encontrado dedicado ao deus Ptah / Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

 

A descoberta histórica revela como as pessoas enxergavam os reis no Antigo Egito. Ramsés II estava carregando um atributo que significava força vital. A pose denominada como elka representa um “símbolo de força, vitalidade e espírito”, de acordo com os pesquisadores. Ele também veste uma peruca e uma grande coroa e tem 1,05m de altura e 45cm de largura.

Além da escultura do famoso faraó, os arqueólogos descobriram um templo dedicado a Ptah, conhecido por ser deus dos artesãos no Egito. Ainda segundo os especialistas, “na cidade de Memphis, ele era reverenciado como o mestre dos homens".

História Egito Antigo Faraó estátua ramses II

Leia também

Falhas geológicas em lua de Saturno podem desvendar ‘sinais alienígenas’


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Maior rival de Senna, Alain Prost posta homenagem ao piloto que faleceu há 30 anos


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Antigo ambiente similar com a Terra em Marte é descoberto a partir de novos achados