Agricultura aumentou a cooperação e a violência entre os humanos - Getty Images
América

O crescimento da agricultura levou a uma maior cooperação, mas também ao aumento da violência

A pesquisa, apontada por uma colaboração entre universidades americanas, mostrou que os recursos adquiridos por essas populações não foram suficientes para manter a paz

Caio Tortamano Publicado em 05/03/2020, às 08h00

Pesquisadores das Universidade de Utah, Troy e Califórnia, nos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa em conjunto que analisa o crescimento da agricultura na América do Norte, entre 7.500 e 5.000 anos atrás.

Foi observado que, ao mesmo tempo em que a cooperação entre as pessoas aumentava a violência também crescia. Foi observado, a partir de um modelo de distribuição gratuita ideal, padrões em como os indivíduos se dividiam, apontando que os locais ocupados primeiro tinham mais acesso à água, matéria-prima e comida.

Utilizando outro método, o Princípio de Allee, os cientistas verificaram que a persistência de um grupo em determinado local aumentava o bem-estar físico, as chances de sobrevivência e de reprodução se cooperassem entre si.

Esse princípio, entretanto, aponta para um problema: quando a densidade populacional ultrapassa os recursos presentes em um local, diminuindo a sustentabilidade de uma comunidade. Essa mudança levou à ações violentas por parte de grupos, e a dispersão dos mesmos por já não conseguirem sobreviver como antes.

sociedade violência progresso cooperação

Leia também

Papa recebe Dilma no Vaticano e faz pedido: 'Reze por mim e eu rezo por você'


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Cidades italianas lutam para acabar com cidadania honorária de Mussolini


Mona Lisa deverá ter espaço 'exclusivo' no Louvre, em Paris


Aranhas em Marte: Entenda o fenômeno registrado no Planeta Vermelho


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada