O último show dos Beatles, em 1969 - Divulgação/Youtube/The Beatles
Entretenimento

O policial que acabou com o último show dos Beatles se arrepende?

A banda tocou no dia 30 de janeiro de 1969 sem saber que seria a última vez e foi interrompida por policiais

Redação Publicado em 30/11/2021, às 15h27 - Atualizado em 18/09/2022, às 08h00

Os Beatles tocaram juntos pela última vez como uma banda no dia 30 de janeiro de 1969 no terraço da Apple Corps, em Londres. O show teve 42 minutos de duração porque acabou sendo interrompido pela polícia local por ter causado enorme tumulto e trânsito nas ruas.

Um dos policiais envolvidos na ação que acabou com a apresentação do grupo — que ainda não sabia que aquela seria sua última — falou sobre o episódio 52 anos após o ocorrido e afirmou que não se arrepende de ter encerrado o evento.

O policial Ray Shayler tinha 25 anos na época e foi chamado para investigar o que poderia estar causando distúrbios na rua Savile Row, em Londres. Ele descobriu o show a céu aberto dos Beatles, ao vivo do terraço do prédio, que estava causando grande agitação.

Shayler relembrou o evento em entrevista ao Daily Mail, aos 77 anos e já aposentado. No relato, ele contou que pensou no dever de policial em parar o que estava perturbando a região.

“Eu não diria que era fã. Não gostava muito dos Beatles quando eles eram um pouco Hare Krishna, mas tínhamos alguns discos e LPs dos Beatles em casa. Gostava da música deles. Mas quando cheguei ao telhado, tinha um trabalho a fazer e pensei: ‘Bem, temos que tentar parar com isso’,” contou.

Ele relatou que, quando chegou no terraço do prédio, os músicos, “meio que olharam para nós e continuaram com o que estavam fazendo”, então conversou com Mal Evans, empresário de turnê dos Beatles e amigo do grupo, e explicou que o show deveria acabar.

Segundo o então oficial, foi explicado que "que, por mais que apreciasse o que eles estavam fazendo, isso não poderia mais acontecer, pois, era uma violação da paz”. A decisão foi de que eles poderiam tocar apenas mais uma música e depois encerrariam.

O policial aposentado relembrou ainda como os integrantes do grupo reagiram à ação da polícia, que acabou com a apresentação. Ele disse:

George [Harrison] e John [Lennon] não falaram conosco, mas havia uma razão para isso. Eles foram recentemente pegos com maconha ou algo assim e estavam sob fiança. Deu nos jornais. Paul [McCartney] se desculpou pelo show e Ringo [Starr] brincou sobre a coisa toda, dizendo: ‘Não coloque as algemas em mim!’”

Shayler comentou ainda que existe a possibilidade de pensarem que ele se arrepende de ter interrompido o lendário último show dos Beatles. No entanto, o ex-oficial afirma que não se decepcionou com a maneira com que lidou com a situação. Ele brincou que se pareceu “meio severo”, culpa “o capacete”.

“Alguém me perguntou como eu me sentia sendo o homem que interrompeu o show dos Beatles — mas eu não diria que isso foi verdade. Não parei os Beatles. Apenas sugeri que seria uma boa ideia se eles não continuassem. Se os Beatles [...] estivessem determinados a continuar, as coisas poderiam ter sido diferentes. Mas não era assim que trabalhávamos naquela época, e sempre tentei resolver os problemas sem prender as pessoas,” finalizou.

++ Saiba mais sobre o último show dos Beatles por meio dessa matéria do site Aventuras na História. 

Londres História Beatles notícia entretenimento policial último show

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?